Visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra encerra Jornada Cultural do 12.º Ano
Principal / Escolas / Visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra encerra Jornada Cultural do 12.º Ano

Visita de estudo ao Palácio Nacional de Mafra encerra Jornada Cultural do 12.º Ano

Nos dias 18 e 24 de janeiro, os alunos do 12.º ano da Escola Básica e Secundária D. Dinis embarcaram numa jornada cultural, imersos na contagiosa atmosfera do Palácio Nacional de Mafra. Esta visita anual, intrinsecamente ligada à obra de José Saramago, “Memorial do Convento”, traduz-se numa experiência que transcende o tempo.

A partida da escola às 6h00 marcou o início de uma viagem que culminaria em reflexão e aprendizagem.

Os guias, que orientaram a visita, conduziram os alunos pelos recantos históricos e literários com um discurso leve, pontuado pelo humor e pela ironia, tornando a experiência bastante enriquecedora. Durante a manhã, cada grupo teve a oportunidade de mergulhar na riqueza do monumento, património mundial, onde questões pertinentes ecoaram pelos corredores.

Após o almoço, no Jardim do Cerco ou em restaurantes locais, os discentes reuniram-se para testemunhar a recriação teatral de algumas sequências da obra saramaguiana. A produção, cortesia da “Éter – Produção Cultural”, não só honrou a obra como também evidenciou o esmero artístico da companhia de teatro.

No final do dia, o cansaço era evidente, mas também o silêncio reflexivo que pairava, sinal de uma jornada rica em experiências.
Num dia que rapidamente se desvaneceu, a visita de estudo a Mafra não apenas cumpriu o propósito académico, mas também instigou o desejo de prolongar a imersão cultural.

A jornada, entre as páginas do passado e a encenação viva do presente, deixou-nos com o anseio de mais dias tão enriquecedores quanto este.

Maria Luísa Alves, 12.ºE

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background