Decorreu hoje a cerimónia de comemoração dos doze anos de elevação de Vilarinho a vila. Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, Jorge Faria, o presidente da Assembleia de Freguesia de Vilarinho, Armindo Vieira, o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, além dos Presidentes das Juntas de Freguesia de Roriz e de Vila Nova do Campo, Moisés Ferreira
A cerimonia começou com um momento de fado protagonizado pela fadista Rute Lopes, de seguida discursaram Armindo Vieira, Jorge Faria e Alberto Costa.
Armindo Vieira no seu discurso agradeceu a presença de todos e desejou que a freguesia continue o crescimento dos últimos anos.
Jorge Faria por sua vez realçou a importância das associações para Vilarinho lamento que pelo facto de estarmos em pandemia não foi possível uma comemoração mais elaborada do 12º ano de elevação a vila, “feito muito importante para o desenvolvimento da nossa terra”. Para Jorge Faria “sermos vila demonstra a coragem e a força das nossas gentes na reivindicação de um Vilarinho mais justo, mais coeso e mais solidário”. O Presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho salienta que nos últimos dois anos foi possível “um desenvolvimento sustentável da nossa terra em obras e serviços básicos como são as 16 pavimentações de ruas com alargamentos e drenagens de águas”.
Alberto Costa começou por saudar o ex-diretor do agrupamento de escolas de São Martinho, atual subdiretor, José Queijo Barbosa, pelo serviço prestado à comunidade escolar, saudando em seguida o pároco da freguesia. O Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso aproveitou o seu discurso para salientar a importância da pavimentação de ruas que tem sido feita nos últimos anos especialmente na zona da Paradela: “praticamente acabamos com as ruas em terra em todo o lado”. Alberto Costa referiu ainda que tem de usar o dinheiro do orçamento municipal de forma de forma “muito racional”.
O Presidente da Junta de Freguesia aproveitou ainda o momento para cumprimentar Marco Cunha, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova do Campo e Moisés Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia de Roriz, que também estiveram presentes nas comemorações.
A cerimónia contou também com a entrega de lembranças por parte da Junta de Freguesia de Vilarinho a José Queijo Barbosa, subdiretor do agrupamento de escolas de São Martinho, a Felisberto Capela pároco da freguesia de Vilarinho e a Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.
A jovem Mariana Oliveira também marcou o dia com a declamação de dois poemas de Manuel Alegre.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL