Utente queixa-se de falta de atendimento telefónico no Hospital de Santo Tirso
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Utente queixa-se de falta de atendimento telefónico no Hospital de Santo Tirso

Imagem: Diário de Santo Tirso

Desde março do ano passado que os utentes foram aconselhados a não se dirigirem para os hospitais e centros de saúde, em todo o país, e para apenas se deslocarem em casos urgentes ou referenciados pelo médico de família, pelo médico assistente ou pela Linha de Saúde 24: “Os utentes não devem recorrer às Urgências por iniciativa própria. Em caso de doença, devem ligar para a Linha Saúde 24, através do número 808 24 24 24, para serem aconselhados, e em caso de necessidade, devem dirigir-se ao Centro de Saúde para serem assistidos pelo seu médico de família, ou pelo seu médico assistente, ou para serem observados na Consulta Aberta ou no Serviço de Atendimento Prolongado (SAP). Informação presente no site do ministério da saúde.

Em Santo Tirso a situação não é diferente do resto do país. Desde março de 2020 que os tirsenses são aconselhados a não se dirigirem para o Hospital de Santo Tirso (Centro Hospitalar do Médio Ave, Santo Tirso) ou para os Centro de Saúde caso indicação em sentido contrário. As visitas a familiares estão suspensas há vários meses, apesar do Diário de Santo Tirso ter conhecimento de que existem exceções. A alternativa, segundo os responsáveis, é o contacto telefónico ou por email.

O familiar de um utente internado no Hospital de Santo Tirso manifestou seu descontentamento nas redes sociais: “Desculpem! A palhaçada do hospital de santo Tirso não atende o telefone para se saber como se encontra quem foi internado à dois dias e não se sabe de nada!”, pode ler-se numa publicação feita no Facebook.

As respostas não tardaram a surgir:
– “É sempre assim nunca muda não há visitas e nem atendem pouco respeito pelos doentes e familiares”;
– “Apareçam lá e peçam informações. Se não forem atendidos, há sempre o livro para reclamações. Não desistam dos vossos familiares doentes”;
– “Lá não deixam entrar nem um familiar sequer, mas cá fora juntam-se todos na galhofa”;
– “É muito triste mas infelizmente acho que se aproveitam desta pandemia para fazerem o que fazem, nada”;
– “Se tiver alguém conhecido lá a trabalhar tudo bem senão é quando o médico telefonar”;
– “No Hospital e no Centro e Saúde, é o serviço público que temos infelizmente”;
– “Não ao «infelizmente é o que temos». Temos de ser todos a lutar contra isto, fazendo reclamações, alertando a Autarquia, que deveria ter um elemento no conselho de Administração e não tem, para melhor defender os Tirsenses. Não nos devemos calar!”

O Diário de Santo Tirso tentou ligar para o Hospital de Santo Tirso, diversas vezes e em momentos diferentes do dia. De facto, não conseguimos falar com ninguém. Tentamos ainda contactar o hospital, por email, diversas vezes durante os últimos meses no sentido de obter esclarecimentos sobre diversos assuntos e nunca obtivemos resposta.

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