O projeto da Unidade Industrial, em Santo Tirso, da empresa de Arquitectura e Engenharia Multiprojectus (arquiteta Sandra Garcia) foi agraciado com uma Menção na Categoria TRABALHAR por conseguir dignificar através da composição de uma fachada contundentemente ordenada a importância do uso industrial.
O edifício, que alberga a produção de componentes aeronáuticos, é composto por dois volumes aparentemente autónomos, da mesma altura. O primeiro é uma grande nave industrial, enquanto que no segundo volume, de três andares, encontra-se a área social e administrativa. O exterior da elevação principal é constituído por um painel de betão pré-fabricado que se adapta e homogeneiza o conjunto. Uma série de lâminas formalmente ordenadas proporcionam firmeza ao projeto.
Este dinamismo é quebrado pelo jogo de espaços cheios e vazios, criando uma enorme flexibilidade e variedade de luzes que entram no edifício. O muro cortina de alumínio ajuda a formalizar o ritmo reticular da fachada. Já no interior, destaca-se o hall projetado em três alturas com uma escada suspensa que liga os diferentes pisos e explora a harmonia entre o ritmo, a luz e o jogo de escalas dentro do espaço.
“A TECHNAL agradece não só o contributo dos arquitetos portugueses envolvidos nesta edição do Palmarés de Arquitetura Ibérico Technal, mas também a alta valorização que deram a esse extraordinário material que é o alumínio, com o qual realizaram projetos criativos de alta qualidade, com tipologias e finalidades distintas. A confiança que demostram nos nossos produtos desafia-nos a continuar a inovar para apresentar novas soluções para os vossos projetos”, refere José Dias, Sales Diretor TECHNAL Portugal.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL