Trofa mantém ação judicial contra Santo Tirso
Principal / Notícias / Trofa mantém ação judicial contra Santo Tirso

Trofa mantém ação judicial contra Santo Tirso

Imagem: Diário de Santo Tirso

Corria o ano de 1998 quando a Trofa se separou de Santo Tirso criando um novo concelho. As freguesias de Alvarelhos, S. Martinho de Bougado, Santiago de Bougado, S. Mamede do Coronado, S. Romão do Coronado, Covelas, Guidões e Muro foram desanexadas do concelho de Santo Tirso e anexadas ao novo concelho da Trofa.

O concelho de Santo Tirso era por isso, até esse ano, um dos dez mais populosos de todos o país. As perdas por essa decisão administrativa são incalculáveis até hoje.

Desde 1998, ou seja, há 25 anos, que os limites dos concelhos estão por definir. O concelho da Trofa, o mais novo do país, assinalou no passado domingo os 25 anos ainda condicionado por questões territoriais por definir: “Temos vários processos em tribunal devido à gestão de anteriores executivos da autarquia de Santo Tirso, como é o caso dos limites do município, que não estão definidos, e de terrenos que foram vendidos por Santo Tirso a privados entre o dia em que foi aprovado na Assembleia da República, a 19 de novembro de 1998 – a criação do concelho – e o dia em que saiu em Diário da República, em meados de dezembro”, relatou Sérgio Humberto para quem a venda feita neste período terá sido ilegal.

Sérgio Humberto conclui dizendo que “não quer um centímetro quadrado de território que não seja seu por direito”, apontando o centro da discórdia com Santo Tirso, Ervosa, que para os tirsenses é Fontiscos, para dizer que “85% daquela zona industrial pertence à Trofa”.

De recordar que o estado foi condenado a pagar ao Município de Santo Tirso 6 milhões de euros pela perda da Trofa num processo que foi conduzido pelo então Presidente da Câmara Municipal, Castro Fernandes.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background