Três mulheres detidas por burlas em Santo Tirso
Principal / Notícias / Três mulheres detidas por burlas em Santo Tirso

Três mulheres detidas por burlas em Santo Tirso

Imagem: GNR

O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Penafiel deteve, no passado dia no dia 23 de julho, três mulheres, com idades compreendidas entre os 34 e os 58 anos, por burla qualificada, no concelho de Santo Tirso.

No âmbito de uma investigação por burlas praticadas contra pessoas vulneráveis, que decorria há mais de um ano, os militares da Guarda realizaram diversas diligências policiais que culminaram com o cumprimento de dois mandados de detenção a duas das suspeitas e dez mandados de busca, sete dos quais domiciliárias e três não domiciliárias.

Na sequência das diligências policiais, foi possível apurar que as suspeitas procuraram várias pessoas, especialmente vulneráveis em função da idade, de modo a convencê-las que tinham capacidades que lhes permitiam resolver qualquer tipo de problema.

No decorrer da ação policial, foi detida em flagrante delito outra suspeita por posse de arma proibida, tendo ainda sido identificados e constituídos arguidos três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 23 e os 56 anos, tendo sido possível apreender o seguinte material:
1 635 gramas de ouro;
Uma arma de fogo;
Sete munições;
Um computador portátil;
13 telemóveis;
Um veículo;
51 435 euros em numerário;
Diversos documentos, eletrodomésticos, ferramentas e mobiliário.

As detidas foram presentes no Tribunal Judicial de Penafiel para aplicação das medidas de coação, tendo sido aplicada, a uma das detidas, a medida de Termo de Identidade e Residência. Às restantes duas detidas, foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

A ação contou com o reforço dos militares do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto e de militares dos Comandos Territoriais de Aveiro, Braga e Viana do Castelo, tendo ainda contado com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background