Três homens e duas mulheres tentam conquistar 63 mil eleitores
Principal / Reportagens / Três homens e duas mulheres tentam conquistar 63 mil eleitores

Três homens e duas mulheres tentam conquistar 63 mil eleitores

Imagem: Diário de Santo Tirso

Três homens e duas mulheres estão já confirmados na corrida à presidência da Câmara de Santo Tirso nas próximas autárquicas: Carlos Alves pela coligação Valorizar + Santo Tirso (PSD/CDS), Alberto Costa (PS), Ana Isabel Silva (BE), Joana Guimarães (CHEGA) e José Magalhães (CDU), por ordem de anúncio das suas candidaturas.

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso desde 2019, Alberto Costa, lidera o Partido Socialista, tendo anunciado de uma assentada as candidaturas às 14 freguesias do concelho e à Assembleia Municipal. Rui Ribeiro, homem de confiança de Joaquim Couto e presidente da Assembleia Municipal desde o seu regresso em 2013, não faz parte da lista e Fernando Benjamim vai tentar ser o seu sucessor.

Na Reguenga, Márcio Pinho volta a ser o candidato, depois da vitória em 2017, tal como Joaquim Faria em Vila das Aves. Em Água Longa, o independente José Pacheco continua a ter o apoio do Partido Socialista para tentar alcançar o seu terceiro e último mandato. Em Rebordões João Carneiro vai tentar o seu primeiro mandato visto que Elsa Mota atingiu o seu limite de mandatos

Moisés Andrade vai para o seu terceiro e último mandato em Roriz, tal como Roberto Figueiredo em São Tomé de Negrelos, Luciano Cruz na União de Freguesias de Carreira e Refojos de Riba D’Ave, Jorge Gomes na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, Eurico Tavares, na União de Freguesias de Areias, Sequeirô, Lama e Palmeira, Lurdes Santos na União de Freguesias de Lamelas e Guimarei, Marco Cunha em Vila Nova do Campo e Jorge Faria em Vilarinho.

As maiores surpresas surgiram na Agrela e em Monte Córdova. Na Agrela, Paulo Bento também atingiu o seu limite de mandatos, eleito sempre pelo Partido Social Democrata e Patrícia Pereira, o seu braço direito, aliou-se ao Partido Socialista e vai tentar a sua eleição como independente. Em Monte Córdova, a atual presidente da junta, Andreia Correia, foi eleita pelo Partido Social Democrata em 2017. Ainda em funções, o Partido Socialista anunciou no final de abril que seria a candidata que iria apoiar, uma candidatura independente, apesar de Andreia Correia ser na altura militante social democrata.

O Partido Social Democrata, maior partido da oposição em Santo Tirso, anunciou, juntamente com o CDS-PP, que iria a eleições em coligação. Valorizar + Santo Tirso foi o nome escolhido e o candidato para tentar alcançar a presidência da câmara é Carlos Alves. Para a Assembleia Municipal ainda não é conhecido o primeiro nome da lista mas ao que tudo indica José Pedro Miranda irá continuar a liderar a bancada da coligação.

Relativamente às freguesias, Mariana Trigo vai tentar recuperar a junta na Reguenga, perdida em 2017, da mesma forma que Susana Fonseca vai tentar o mesmo em Vila das Aves. Em Roriz, a coligação escolheu Paulo Machado, em Vilarinho, Mário Ferreira, na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães o nome forte é José Duarte Malheiro e em Além Rio o nome forte é Rui Miguel.

A coligação da CDU apresentou João Ferreira como número um à Assembleia Municipal e Filipa Peixoto é a candidata à Junta de Freguesia de Vilarinho não sendo conhecidos de momento mais candidatos.

O Bloco de Esquerda anunciou ontem que Paulo Oliveira é o candidato à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães.

O CHEGA também apresentou um candidato a uma junta de freguesia, trata-se de Ivo Fernandes em Vila Nova do Campo.

Paulo Leal vai tentar a sua eleição na Reguenga, novamente como independente e Rafael Lopes em Vila das Aves, também como independente.

Pode consultar todos os candidatos às autárquicas em www.diariodesantotirso.pt/eleicoes-autarquicas-2021-todos-os-candidatos.

A sensivelmente três meses das eleições ainda não há praticamente ações de campanha em Santo Tirso. A CDU tem feito algumas visitas a instituições, tal como o Bloco de Esquerda. Foi ainda apresentada a candidata da CDU à junta de Vilarinho. O CHEGA fez a apresentação da candidata à Câmara Municipal e a apresentação do. candidato à junta de Vila Nova do Campo.

A coligação Valorizar + Santo Tirso, a CDU, o CHEGA e o Bloco de Esquerda fizeram ainda as apresentações dos candidatos à Câmara Municipal.

Imagens: DR
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background