A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil refere que vão prolongar-se as condições meteorológicas adversas, nomeadamente tempo frio, vento forte no litoral e terras altas, formação de gelo ou geada, precipitação e queda de neve.
As autoridades aconselham que as pessoas tenham comportamentos de autoproteção, nomeadamente o uso de roupa quente e evitar a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura.
A proteção civil alerta, igualmente, para a necessidade de uma “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, nomeadamente as crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo.
A nível da proteção coletiva, as autoridades chamam a atenção para os perigos dos aquecimentos com combustão (braseiras e lareiras), uma vez que podem causar “intoxicação devido à acumulação de monóxido de carbono e levar à morte”.
“Que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras”, aconselham.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL