
Até à próxima terça-feira, dia 2 de agosto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para o concelho de Santo Tirso uma subida das temperaturas máxima, até aos 39 Cº, e mínima, até aos 23 Cº. O perigo de incêndio rural irá aumentar, sendo muito elevado, tal como o índice ultravioleta.
Por essa razão é proibido:
Realizar de queimas e queimadas.
Realizar de fogueiras e outras formas de fogo.
Utilizar maquinaria e equipamentos nas zonas florestais.
O acesso e circulação nos espaços florestais.
Para estes dias de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde recomenda:
Evitar a exposição ao Sol, em especial entre as 11h00 e as 16h00.
Usar chapéu e óculos escuros. Protejer a cabeça das crianças com chapéus de abas.
Usar roupa solta, de preferência de algodão, e apliqcar protetor solar.
Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar, mesmo que não sinta sede.
Evitar bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar.
Fazer refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes.
Permanecer num ambiente fresco duas a três horas por dia. Se não for possível em sua casa, visitar centros comerciais, museus, cinemas ou outros locais com ar condicionado.
No período de maior calor, tomar um banho de água tépida. Evitar, no entanto, mudanças bruscas de temperatura.
Evitar que o calor entre em casa. Corra as persianas ou portadas e mantenha o ar a circular.
Abrir as janelas durante a noite.
Usar menos roupa na cama, sobretudo dos bebés e doentes acamados.
Sempre que possível, viajar de noite.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL