O regresso da Super Especial noturna, junto ao Mosteiro de São Bento, é a principal novidade da edição deste ano do Rali de Santo Tirso, que se realiza no próximo dia 7 de maio.
Promovida pela Câmara Municipal e pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), a prova realiza-se, pela primeira vez, integralmente no mesmo dia, com a Super Especial a ser um dos momentos mais aguardados, dada a sua espetacularidade.
O pulsar do Rali de Santo Tirso vai, no entanto, começar a fazer-se sentir no dia anterior, sexta-feira, com a abertura de uma Fun Zone, na Praça 25 de Abril, entre as 18h00 e as 24h00. O espaço vai contar com várias atividades dirigidas aos adeptos da modalidade. Entre elas, está prevista uma sessão de autógrafos, pelas 20h00, com a presença do piloto Armindo Araújo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “este é um evento que traz muita gente ao concelho, o que acrescenta valor ao nosso turismo e ao património paisagístico”. Quanto ao regresso da Super Especial, que não se realizou no ano passado devido às restrições impostas pela pandemia, o autarca considera ser “uma excelente notícia, pois é um momento sempre muito esperado por todos”.
O percurso da Super Especial de Santo Tirso (PEC 7) terá início na Rua de S. Bento, desce para a rotunda do Mosteiro, seguindo pela ponte do Rio Ave. Dá a volta por baixo da ponte do caminho-de-ferro e regressa à rotunda e ao parque estacionamento do Mosteiro, terminando em direção à Rotunda da Rua Albino Sousa Cruz.
Relativamente ao percurso da prova, existirão passagens pelos 8,45 quilómetros da Mourinha (Hortal – PEC 1), com início junto à pedreira e fim antes do cruzamento da Rua Arciprestes. O troço Refojos/Assunção (PEC 2), com 9,1 quilómetros de extensão, tem início na Rua de Frinjos, terminando no cruzamento com o CM 1105 (desce o monte da Assunção em direção à Igreja de S. Miguel do Couto).
A edição deste ano do Rali de Santo Tirso vai ter 75 carros em competição, totalizando 150 participantes, e insere-se no Campeonato Start Norte de Ralis, integrando o Calendário Nacional de Ralis da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
A competição vai terminar por volta das 23h00, após a realização da Super Especial, com a entrega dos prémios, na Praça 25 de Abril, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso.
Alterações ao trânsito e estacionamento
A realização do Rali de Santo Tirso vai obrigar à proibição do estacionamento e do trânsito em às seguintes artérias do concelho:
Estacionamento proibido
Das 06h00 de 6 de maio às 24h00 de 7 de maio:
Parque de Estacionamento da Feira
Das 14h00 de 6 de maio às 24h00 de 7 de maio:
Largo Abade Pedrosa
7 de maio (das 0h00 às 24h00):
Rua de Monsenhor João Gonçalves da Costa
Avenida Unisco Godiniz
Avenida Soeiro Mendes da Maia
Alameda da Ponte
7 de maio (das 08 às 24h00):
Parque Superior de Estacionamento da Câmara Municipal
Trânsito interrompido
7 de maio (das 0h00 às 24h00):
Rua S. João de Brito
7 de maio (das 13h00 às 24h00):
– entre a 2ª, 4ª e 6ª passagens do PEC Refojos/Assunção –
Início da Rua de Frinjos
Rua de Leça
Rua Granja
Subida para Valinhas até ao cruzamento da Igreja de Monte Córdova
Cruzamento à esquerda em direção à Assunção
Lugar da Abelha (na ER 319 e cruzamento com CM 1105)
7 de maio (das 19h00 às 24h00):
Alameda da Ponte
Avenida Soeiro Mendes da Maia
Avenida Unisco Godiniz
Rua de Monsenhor João Gonçalves da Costa
Rua de S. Bento
7 de maio (entre a 1ª, 3ª e 5ª passagens no PEC Mourtinha/Hortal):
Rua da Boavista
Rua Candeeiras
Rua de Quintão
Cruzamento de Cabanas na rua de S. Tomé
Rua Principal CM 1115
Cruzamento com o CM 1116
Cruzamento da EN 319 R
Rua Arciprestes
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL