O período de submissão de propostas ao Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso (OPJ) já começou. Para esta que é a 10ª. edição da iniciativa, as candidaturas estão abertas até às 12h00 do dia 30 de abril.
O OPJ está aberto à participação dos jovens entre os 12 e os 30 anos, residentes, recenseados ou estudantes no concelho. As propostas devem ser submetidas, exclusivamente, acedendo à plataforma eletrónica https://opjst.cm-stirso.pt/, até ao meio-dia de 30 de abril.
As propostas a concurso não poderão ultrapassar o montante anual definido pela Câmara Municipal para o Orçamento Participativo Jovem, que é de 120 mil euros, sendo que este montante irá destinar-se a financiar a proposta vencedora.
Para esta 10ª. edição do OPJ, são onze as áreas temáticas elegíveis: Ambiente; Bem-estar animal; Cidadania; Comunicação; Cultura; Educação; Emancipação: Habitação, Emprego e Mobilidade; Inovação; Saúde Mental; Vida Saudável; Voluntariado.
Lançado em 2014, o OPJ é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso que tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas.
Deste modo, contribui-se para o aumento da transparência da atividade da Câmara Municipal e reforça-se a qualidade da democracia concelhia, incentivando os jovens ao exercício da cidadania e a ter um papel ativo na comunidade.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL