Sons do passado e do presente: Janeiras que transcendem gerações
Principal / Escolas / Sons do passado e do presente: Janeiras que transcendem gerações

Sons do passado e do presente: Janeiras que transcendem gerações

Imagem: AEDD

No passado dia 25 de janeiro, os sorrisos do Lar José Luís de Andrade, da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso, tiveram um toque especial de mocidade. A poesia e a música voltaram a unir gerações!

Sob a orientação cuidadosa das professoras Manuela Dinis e Luísa Miranda, os jovens do Clube SeR da Escola Básica e Secundária D. Dinis protagonizaram mais um encontro intergeracional, desta vez, para cantar as Janeiras.

Os primeiros acordes e versos recitados foram, timidamente, dos alunos, mas, após a participação calorosa dos mais velhos, que revelaram talentos escondidos e experiências de vida, o ambiente transformou-se.

A troca musical tornou-se num intercâmbio emocional, transcendendo qualquer barreira geracional. Durante cerca de uma hora e meia, todos nós, jovens e idosos, entrelaçamos vozes e memórias com canções que passam por nós de geração em geração e que nunca cansam o ouvido. A vergonha inicial deu lugar à cumplicidade, transformando o encontro numa celebração autêntica da alegria de viver.

Este evento foi também uma viagem educativa. Os mais velhos, com a sabedoria acumulada ao longo dos anos, surpreenderam-nos com as suas habilidades matemáticas e conhecimentos geográficos.

Podemos concluir que foi mais uma tarde enriquecedora, que incrementou o espírito de comunidade.

Provamos que a verdadeira riqueza está na diversidade das idades, numa sinfonia de experiências que ficará para sempre escrita nas páginas da nossa história escolar.

Maria Luísa Alves, 12.ºE

Imagem: AEDD
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background