
Cinquenta e oito enfermeiros, trabalhadores do Hospital de Santo Tirso, através do Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos do Continente e Ilhas (SITEU), assinaram um abaixo assinado requerendo que esta unidade, permaneça sob gestão pública e integrado no Serviço Nacional de Saúde (SNS), e que o Ministério da Saúde cesse as intenções de desafetar a unidade à ULSM Ave entregando a sua gestão à Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso no âmbito de uma Parceria Público-Social (PPS).
Através de um comunicado enviado às redações, o SITEU deu conta da sua posição.
Assim como queremos assinalar a nossa preocupação, por todo o processo estar envolto em exagerado secretismo, em que os principais interessados, utentes e trabalhadores não foram envolvidos no processo, sendo os principais interessados e que deveriam ter a última palavra.
Os trabalhadores, e principalmente os enfermeiros, que são toda a sustentação das estruturas do SNS, têm de ser ouvidos e as alterações que possam ser operadas nos seus contratos e relações de trabalho, têm de ser claras.
Os enfermeiros têm de ter opção em trabalhar para uma entidade do SNS, como sempre trabalharam e com quem realizaram contrato, ou para uma entidade, Santa Casa da Misericórdia, com todas as consequências que pode resultar, em prejuízo das relações e direitos laborais, considerando os acordos de trabalho existentes e aplicáveis.
Estamos com os enfermeiros, e manteremo-nos firmes na decisão de acompanhar e defender os nossos colegas.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL