"Shared Green Deal" premeia projeto de sustentabilidade local
Principal / Notícias / “Shared Green Deal” premeia projeto de sustentabilidade local

“Shared Green Deal” premeia projeto de sustentabilidade local

Decorreu, esta terça-feira, a entrega de Prémios de Sustentabilidade numa sessão que marca o encerramento do projeto europeu Shared Green Deal. O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a empresa Baker & Baker, a Quinta de Gomariz, a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento e a CAID- Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.

De forma a contribuir para a implementação local do Pacto Ecológico Europeu, o Shared Green Deal promove a transição energética, trabalhando seis temas prioritários: energia limpa, economia circular, renovações eficientes, mobilidade sustentável, alimentação sustentável e preservação da biodiversidade.

O Município Santo Tirso foi uma das 24 entidades selecionadas, entre 349 candidaturas em toda a Europa, tendo-lhe sido atribuída a temática da circularidade juntamente com três parceiros: Cyprus Organization for Standardization (Chipre), Val-de-Marne en Transition (França) e Technology Park Ljubljana (Eslovénia).

Desde abril de 2023, quatro propostas de valor foram acompanhadas de perto, culminando com a eleição de uma vencedora.

O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a Baker & Baker, empresa multinacional líder no fabrico de padaria e pastelaria, a CAID, a Quinta Gomariz, produtora de vinho verde, e a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento.

A proposta vencedora pretende valorizar as lamas resultantes do processo industrial da Baker & Baker utilizando-as como fertilizante no processo agrícola da Quinta de Gomariz, contando com o auxílio da Escola Agrícola para testar a viabilidade de todo o processo, e a inclusão dos utentes da CAID na realização de algumas atividades.

Cada um dos vencedores recebeu uma formação em economia circular da Circular Economy Alliance, uma organização líder nesta área.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background