Decorreu, esta terça-feira, a entrega de Prémios de Sustentabilidade numa sessão que marca o encerramento do projeto europeu Shared Green Deal. O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a empresa Baker & Baker, a Quinta de Gomariz, a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento e a CAID- Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente.
De forma a contribuir para a implementação local do Pacto Ecológico Europeu, o Shared Green Deal promove a transição energética, trabalhando seis temas prioritários: energia limpa, economia circular, renovações eficientes, mobilidade sustentável, alimentação sustentável e preservação da biodiversidade.
O Município Santo Tirso foi uma das 24 entidades selecionadas, entre 349 candidaturas em toda a Europa, tendo-lhe sido atribuída a temática da circularidade juntamente com três parceiros: Cyprus Organization for Standardization (Chipre), Val-de-Marne en Transition (França) e Technology Park Ljubljana (Eslovénia).
Desde abril de 2023, quatro propostas de valor foram acompanhadas de perto, culminando com a eleição de uma vencedora.
O primeiro lugar foi atribuído a um projeto que junta a Baker & Baker, empresa multinacional líder no fabrico de padaria e pastelaria, a CAID, a Quinta Gomariz, produtora de vinho verde, e a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento.
A proposta vencedora pretende valorizar as lamas resultantes do processo industrial da Baker & Baker utilizando-as como fertilizante no processo agrícola da Quinta de Gomariz, contando com o auxílio da Escola Agrícola para testar a viabilidade de todo o processo, e a inclusão dos utentes da CAID na realização de algumas atividades.
Cada um dos vencedores recebeu uma formação em economia circular da Circular Economy Alliance, uma organização líder nesta área.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL