Serviço de Oncologia e Clínica da Mama do CHMA assinalam Outubro Rosa
Principal / Notícias / Serviço de Oncologia e Clínica da Mama do CHMA assinalam Outubro Rosa

Serviço de Oncologia e Clínica da Mama do CHMA assinalam Outubro Rosa

O mês de outubro é dedicado, a nível mundial, à consciencialização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama.

O Serviço de Oncologia e a Clínica da Mama do Centro Hospitalar Médio Ave (CHMA) assinalam este mês através de várias iniciativas , com vista a promover a sensibilização para esta doença e para a adoção de medidas de prevenção e realização de exames de rastreio.

Este ano as comemorações do Outubro Rosa no CHMA são focadas na “Sobrevivente do Cancro da Mama”, nas suas necessidades, cuidados e sensibilidades na vida, de forma a ajudá-las a “reaprender a viver”.

No dia 4 de outubro às 21h00, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, decorrerá uma tertúlia sobre “O Outro Lado do Cancro” onde serão abordados vários temas relacionados com o “reaprender a viver em várias vertentes” nas sobreviventes do cancro da mama. Contará com o testemunho de uma doente e seu marido.

O momento será também assinalado com momento musical “Trio Giséle”, Clélia Colonna na Voz, Filipe Garcia no Piano, Miguel Pedrosa (Guitarra e baixo elétrico).

No dia 5 de outubro, às 10h00, no espaço exterior do Pavilhão Municipal de Santo Tirso, será realizada uma sessão de exercício físico para as doentes sobreviventes de cancro da mama, com o intuito de reforçar a importância do exercício físico como importante aliado dos tratamentos e acompanhamento médico porque contribui para a melhoria da sobrevivência e qualidade de vida da mulher.

No dia 30 de outubro serão realizadas as III Jornadas do Outubro Rosa no CHMA – “A Sobrevivente do Cancro da Mama”, a decorrerem na Casa das Artes de Famalicão.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background