Santo Tirso toma posse esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, da presidência do conselho executivo da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, passará, assim, a presidir o órgão executivo da Associação.
O modelo de governança da presidência do Corredor do Rio Leça tem rotatividade anual, tendo o primeiro ano de governação de 2021/22 sido protagonizado pela presidente do Município de Matosinhos. Em 2023, a presidência passou para o autarca do Município da Maia, e no ano seguinte para o homólogo do Município de Valongo.
2025 é a vez do presidente do Município de Santo Tirso assumir o cargo, sendo este o primeiro ano de governação de Santo Tirso. Ana Maria Ferreira, vereadora da Cultura e do Ambiente, irá também assumir o cargo de vogal do conselho executivo. Os cargos de vice-presidência passam para os presidentes dos restantes municípios.
O Corredor do Rio Leça estende-se por 48 quilómetros (a totalidade do percurso hidrográfico do Rio Leça), abrangendo uma população de cerca de 500 mil pessoas. O trabalho da Associação inclui quatro territórios – os concelhos da Maia, Matosinhos, Santo Tirso e Valongo – que se unem na reabilitação e gestão de um elemento natural comum, da sua nascente até à foz.
Constituída em 2021, a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça tem como objetivo a despoluição, reabilitação ecológica e valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do corredor verde do Leça.
A cerimónia terá lugar na sede da Associação, localizada na Lionesa Business Hub, em Leça do Balio, Matosinhos. Esta sessão pública de tomada de posse está marcada para as 17h00.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL