Santo Tirso toma posse da Presidência da Associação Corredor do Rio Leça
Principal / Notícias / Santo Tirso toma posse da Presidência da Associação Corredor do Rio Leça

Santo Tirso toma posse da Presidência da Associação Corredor do Rio Leça

Imagem: Município de Santo Tirso

Santo Tirso toma posse esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, da presidência do conselho executivo da Associação de Municípios Corredor do Rio Leça. O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, passará, assim, a presidir o órgão executivo da Associação.

O modelo de governança da presidência do Corredor do Rio Leça tem rotatividade anual, tendo o primeiro ano de governação de 2021/22 sido protagonizado pela presidente do Município de Matosinhos. Em 2023, a presidência passou para o autarca do Município da Maia, e no ano seguinte para o homólogo do Município de Valongo.

2025 é a vez do presidente do Município de Santo Tirso assumir o cargo, sendo este o primeiro ano de governação de Santo Tirso. Ana Maria Ferreira, vereadora da Cultura e do Ambiente, irá também assumir o cargo de vogal do conselho executivo. Os cargos de vice-presidência passam para os presidentes dos restantes municípios.

O Corredor do Rio Leça estende-se por 48 quilómetros (a totalidade do percurso hidrográfico do Rio Leça), abrangendo uma população de cerca de 500 mil pessoas. O trabalho da Associação inclui quatro territórios – os concelhos da Maia, Matosinhos, Santo Tirso e Valongo – que se unem na reabilitação e gestão de um elemento natural comum, da sua nascente até à foz.

Constituída em 2021, a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça tem como objetivo a despoluição, reabilitação ecológica e valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do corredor verde do Leça.

A cerimónia terá lugar na sede da Associação, localizada na Lionesa Business Hub, em Leça do Balio, Matosinhos. Esta sessão pública de tomada de posse está marcada para as 17h00.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background