
Neste momento são 121 concelhos que fazem parte da lista de concelhos considerados de risco elevado de transmissão da Covid-19, cerca de 70% da população residente no país.
Com a entrada do novo estado de emergência estes concelhos, onde Santo Tirso está incluído, têm ordens de restrição mais apertadas, incluindo o recolher obrigatório durante a noite à semana e a partir das 13h00 aos fins-de-semana.
O secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Tiago Antunes admite que se estes concelhos continuarem a registar um elevado número de novos casos de infeção poderão sofrer regras ainda mais restritas.
A lista e as regras serão revistas quinzenalmente onde serão analisados os casos por cada 100 mil habitantes para avaliar se entram novos concelhos e mesmo se algum dos já incluídos podem sair. A métrica é se houverem mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes o concelho começa a fazer parte das restrições.
Aguardamos hoje pelos números da direção geral de saúde para confirmar o número de infeções registadas em Santo Tirso nas últimas duas semanas. A semana passada não foram facultados os dados de covid-19 por concelho e dessa forma não podemos consultar o estado atual em Santo Tirso.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL