Santo Tirso lança segunda fase do Plano Municipal de Competências Digitais
Principal / Notícias / Santo Tirso lança segunda fase do Plano Municipal de Competências Digitais

Santo Tirso lança segunda fase do Plano Municipal de Competências Digitais

O secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, classificou o trabalho da Câmara de Santo Tirso na área da transição digital como “um exemplo para todos os municípios”. O governante falava na apresentação da segunda fase do Plano Municipal de Competências Digitais de Santo Tirso, que será implementado durante os próximos quatro anos.

“O que estou a viver aqui hoje é o futuro. Um pequeno passo que é, verdadeiramente, um exemplo para todos os municípios e que guardarei para a definição das estratégias nacionais”, afirmou Mário Campolargo, após ter assistido à apresentação do Plano Municipal de Competências Digitais 5.0 feita pelo presidente da Câmara, Alberto Costa.

O membro do governo acrescentou que “Santo Tirso não só quer estar na vanguarda da arte contemporânea, mas também ser um exemplo na transição digital e na capacitação das pessoas”. Considerou, ainda, o plano apresentado, esta sexta-feira, na Fábrica de Santo Thyrso, como “absolutamente estratégico para o desenvolvimento da cidade”.

Segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, “esta nova fase 5.0 do Plano Municipal de Competências Digitais assenta em cinco eixos fundamentais: o relacionamento com os munícipes, a digitalização, o ambiente e a sustentabilidade, a cibersegurança e, como não podia deixar de ser, a formação”.

Alberto Costa fez, no entanto, questão de frisar que, na verdade, “a implementação deste Plano 5.0 já começou”. Para o comprovar, deu alguns exemplos, como o investimento já realizado na desmaterialização dos processos de obras particulares.

“Posso, neste ponto em particular, dizer que todo o processo já está informatizado e que temos zero processos pendentes na divisão de urbanismo e zero papel envolvido”, acrescentou.

Fez também referência à descentralização dos Espaços do Munícipe, que estão já presentes em nove juntas de freguesias do concelho, encontrando-se mais dois, em Rebordões e Roriz, prestes a serem criados.

“O nosso compromisso está centrado nas pessoas e na qualidade de vida das populações”, concluiu Alberto Costa, deixando uma garantia: “Em Santo Tirso, vamos tratar o futuro por tu!”. O autarca fez, por isso, questão de entregar ao secretário de Estado, numa pendrive, o Plano Municipal de Competências Digitais 5.0, “para que, daqui a quatro anos, possa confirmar a execução desta nossa ambição”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background