A Câmara Municipal de Santo Tirso enviou cerca de 20 mil livros destinados às escolas da Guiné-Bissau, a maioria dos quais resultam de uma campanha de recolha promovida pela autarquia em agosto, em parceria com a empresa Orto Thyrso.
Os livros têm como destino inicial a Associação de Jovens para a Promoção da Paz e Cooperação Transfronteiriça, uma Organização Não Governamental (ONG) daquele país africano, que se encarregará da sua distribuição.
Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, “este é um exemplo de solidariedade com um valor extraordinário, pois cada um destes livros vai, certamente, fazer uma diferença enorme na formação proporcionada pelas escolas da Guiné-Bissau, onde existe uma grande carência de obras em língua portuguesa”.
“Quero expressar o meu profundo agradecimento às muitas famílias que se prontificaram a doar livros, entregando-os nos postos de recolha instalados na Biblioteca Municipal de Santo Tirso e no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves”, acrescentou.
Alberto Costa agradeceu, ainda, à Orto Thyrso, empresa parceira na promoção desta ação solidária, e ao seu administrador, Manuel Mesquita.
A campanha de recolha decorreu durante o mês de agosto e visou, sobretudo, a oferta de livros escolares ou de literatura infantojuvenil.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL