A Câmara de Santo Tirso assinala no próximo sábado, 8 de julho, pelas 11h00, o 38º aniversário da elevação a cidade, numa sessão solene comemorativa onde serão entregues quatro dezenas de Medalhas Municipais de Mérito. Entre as personalidades distinguidas com o Grau Ouro, figuram a Comissária Europeia Elisa Ferreira e o Bispo Auxiliar Emérito D. Pio Alves.
Elisa Ferreira integrou dois governos liderados por António Guterres. Inicialmente enquanto ministra do Ambiente, transitando depois para o Ministério do Planeamento onde foi responsável pelas negociações e execução do Quadro Comunitário de Apoio. Economista e professora universitária, foi a primeira mulher portuguesa a desempenhar funções de Comissária Europeia. Entre outros cargos, foi, ainda, deputada à Assembleia da República, deputada do Parlamento Europeu e vice-governadora do Banco de Portugal.
Por proposta do presidente da Câmara de Santo Tirso, Alberto Costa, Elisa Ferreira será distinguida com a Medalha Municipal de Mérito – Serviço Público (Grau Ouro), pelo papel fundamental que teve na execução do inovador sistema de despoluição do rio Ave, com impacto direto na recuperação económica e social da região do Vale do Ave, e pelo relevante contributo dado em prol das políticas de desenvolvimento e coesão europeias.
D. Pio Alves foi Bispo da Diocese do Porto durante 12 anos, tendo resignado por motivo de idade. No próximo sábado irá receber a Medalha Municipal de Mérito Social (Grau Ouro), também por proposta de Alberto Costa, pela dedicação às causas que abraçou, ao longo de 55 anos de compromisso eclesial, nomeadamente na promoção da solidariedade social, e pelo reconhecido mérito, prestígio e serviço prestado à comunidade.
Entre diversos cargos que desempenhou, D. Pio Alves foi diretor do Tesouro-Museu da Sé de Braga, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.
Na sessão solene do próximo sábado, integrada no programa das Festas de São Bento, que decorre entre hoje e o próximo dia 11, serão entregues quatro dezenas de Medalhas Municipais de Mérito – graus Ouro, Prata e Bronze – nas áreas Cultural, Desportiva, Educativa, Empresarial, da Saúde, Social e de Serviço Público.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL