O Desportivo das Aves SAD foi declarado insolvente pelo Tribunal Judicial da Comarca de Santo Tirso: “O Processo Especial de Revitalização (PER) caiu e não foi possível revitalizar SAD nenhuma, porque não tinha ponta por onde se pegasse. Quanto aos processos judiciais, havia duas insolvências que tinham sido apresentadas antes do PER e uma delas continuou”, explicou à agência Lusa o administrador judicial provisório António Dias Seabra. De referir que a SAD do Desportivo das Aves nada tem a ver com o Clube Desportivo das Aves, são entidades distintas.
Esse pedido de insolvência partiu do Oriental, que ficou na 11.º posição da Série G do terceiro escalão e desceu aos distritais, assente numa dívida de 35.881,83 euros pelo empréstimo do guineense Bura, atualmente no Farense, da Liga, em julho de 2018.
Como esse requerimento antecedeu o PER, solicitado em 24 de julho de 2020 pelo Desportivo das Aves SAD, cuja lista provisória repartia dívidas de 17,1 milhões de euros por 110 credores, o tribunal nomeou através de sorteio um novo administrador judicial.
As dívidas da SAD que ascendem a 37,5 mil euros a três clubes estrangeiros levaram a FIFA a proibir o clube de inscrever novos atletas desde o dia 3 de agosto de 2020. A direção atual, liderada por António Freitas resolveu em 8 de outubro de 2020 refundar as secções de futsal e de futebol, que passaram a representar um novo clube, designado por Desportivo das Aves 1930.
Cada equipa inscrita tem competido nas divisões mais baixas da Associação de Futebol do Porto, todas suspensas devido à pandemia de covid-19. A equipa de voleibol feminino continua a jogar com o nome Clube Desportivo das Aves.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL