Residente em Santo Tirso sagrou-se bicampeão nacional de Natação Adaptada
Principal / Desporto / Residente em Santo Tirso sagrou-se bicampeão nacional de Natação Adaptada

Residente em Santo Tirso sagrou-se bicampeão nacional de Natação Adaptada

Chama-se Alexandre Couto e é atleta de Natação Adaptada no Sporting Clube de Portugal. Este fim de semana, a equipa onde também é atleta, sagrou-se bicampeã da modalidade.

Alexandre Couto tem 22 anos, nasceu em Massarelos mas é residente em Santo Tirso. Atualmente estuda Engenharia Aeroespacial, em Lisboa.

O jovem atleta campeão iniciou o percurso na natação muito cedo devido ao seu problema de saúde, um síndrome raro que afeta, principalmente, a parte óssea, tornando-os mais fracos, tendo também uma perna maior que outra. Para além disso, tem diabetes tipo 1.

Com esse problema a federação portuguesa de natação atribuiu-lhe a classe S9 este ano. Na natação adaptada as classes de problemas físicos vão da S1-S10, trissomia 21, S21, problemas cognitivos S14, problemas auditivos S15 e depois ainda há classes de problemas visuais e autismo.

Alexandre iniciou o seu percurso de natação em Santo Tirso, as bases na piscina municipal e posteriormente foi atleta nos cadetes B na natação pura do Ginásio Clube de Santo Tirso.

Após longa paragem Alexandre regressou ao desporto na época transata no Sporting Clube de Portugal na Natação Adaptada, tendo sido já nesse ano campeão nacional por equipas. Neste campeonato nacional de verão nadou no primeiro dia os 400m livres, 50m livres e no segundo dia os 100m costas e os 200m estilos, tendo feito na classe s9, 3 segundos lugares.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background