O Rali de Santo Tirso, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pelo Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST), está de regresso nos dias 17 e 18 de setembro, após um ano interregno devido à situação pandémica.
Este regresso traz consigo novidades. A tradicional super-especial noturna não irá realizar-se, nesta edição de 2021, devido a questões de segurança do público, visto ser uma prova que, tradicionalmente, junta milhares de espectadores nas ruas.
Na sexta-feira, 17 de setembro, realizar-se-ão as verificações administrativas e técnicas, e a competição, propriamente dita, decorrerá no sábado.
Relativamente aos troços, existirão duas passagens pelos 9,1 quilómetros de Refojos/Assunção (PEC1), com início na rua Megilde, terminando junto à Igreja de S. Miguel (descendo ainda o Monte Senhora da Assunção).
O troço Mourinha/Hortal (PEC2) terá tripla passagem, com 8,8 quilómetros de extensão, com início junto da pedreira e fim antes do cruzamento da rua Arciprestes.
O último troço terá duas passagens pela Serra/Vilar de Luz (PEC3), com 8,2 quilómetros, e conta com o início na rua Guimarei, terminando no entroncamento onde regressa à EN 105-2.
Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso sublinha a importância deste género de eventos para o concelho. “O Rali é uma das grandes iniciativas do Município na área do Desporto, sobretudo tendo em conta o facto de esta ser uma região com muitos amantes do automobilismo, e é, também, um importante fator para o turismo”.
O Rali de Santo Tirso está inserido no Campeonato Norte de Ralis e será a sexta prova do calendário da competição. A entrega dos prémios terá lugar na Praça 25 de Abril, frente à Câmara Municipal de Santo Tirso.
A realização do Rali de Santo Tirso irá obrigar a alterações em zonas de estacionamento e à interrupção de trânsito em várias artérias:
Proibido estacionar:
Ø Parque de estacionamento da feira, das 0h00 do dia 17 de setembro e às 22h00 do dia 18 de setembro.
Ø Parque superior junto à Câmara Municipal (área adjacente à Loja do Munícipe), das 08h00 às 22h00 do dia 18 de setembro.
Trânsito proibido:
Ø Rua S. João de Brito, entre as 00h00 e as 21h00 do dia 18 de setembro.
Ø Dia 18, das 09h00 às 13h45, entre a 1ª e a 3ª passagem no PEC Refojos/Assunção, nas seguintes ruas:
o Início na rua Frinjos
o Passagem na rua das Mourenças, rua das Devessinhas, torna à esquerda pela rua de Leça, torna à esquerda pela rua de S. Cristóvão (E.M. 558), segue pela rua da Granja (E.M. 558), torna à direita pela rua Nossa Senhora de Valinhas (E.M. 558), segue pela avenida Dr. Délio Santarém (E.M. 558), torna à esquerda pela rua Camilo Castelo Branco (E.R. 319), segue pela rua de S. Rosendo (E.R. 319), rua Nossa Senhora da Assunção (E.R. 319), avenida de Beire (E.R. 319) e termina na avenida de Beire (E.R. 319) antes 120 metros do entroncamento com a rua do Casal (C.M. 1105).
Ø Dia 18 de setembro, das 10h00 às 17h45, no PEC Mourinha/Hortal, na segunda e quarta passagem (parte da manhã) e na 5ª passagem (à tarde), nas seguintes ruas:
o Início da rua da Boavista (C.M. 1114), desde a pedreira da Mourinha, segue em direção a Monte Córdova pela rua da Central (C.M. 1114), rua das Candeeiras (C.M. 1114), rua Dr. Adriano Azevedo (C.M. 1114), torna à esquerda pela rua de Quintão, segue pela rua das Palhuças, rua do Castro do Sobreiral, rua de S. Tomé, torna à esquerda pela rua da Central (C.M. 1115), segue pela rua da Mata (C.M. 1115), torna à direita pela rua Mota Engil, torna à direita pela avenida Central da Môrca, e termina 400 metros adiante.
Ø Dia 18 de setembro, das 15h30 às 20h00, no PEC 3, na sexta e sétima passagem no troço Serra/Vilar de Luz, com interrupção nas seguintes ruas:
o Início na avenida Abel Alves Figueiredo (E.M. 105-2), segue pela rua da Serra (E.M. 105-2), segue por troço em terra que contorna o aeródromo da Luz e termina a 50 metros da torre de controle do aeródromo.
Nota: os jornalistas que pretendam fazer a cobertura do Rali de Santo Tirso deverão solicitar a respetiva acreditação através do e-mail cast.comunicacao@hotmail.com.
É obrigatória a apresentação de Certificado de Vacinação Covid-19 ou, na sua ausência, a realização/apresentação de teste à Covid-19.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL