Queimas e queimadas no Concelho de Santo Tirso
Principal / Escolas / Queimas e queimadas no Concelho de Santo Tirso

Queimas e queimadas no Concelho de Santo Tirso

Imagem: DR

Por um lado, as queimadas são importantes, pois ajudam todos os resíduos dos terrenos limpando-os e permitindo uma renovação do solo. Contudo, as queimas e queimadas constituem um grande perigo para o nosso ambiente, uma vez que são a causa de um grande número de incêndios rurais e libertam gases com constituintes tóxicos para os seres humanos e animais.

Em Santo Tirso temos o exemplo de muitos incêndios gravíssimos provocados por queimas e queimadas nas freguesias como Monte Córdova, Burgães e Rebordões em 2024.

Muitos deles são provocados pelo descuido no ato das queimas e queimadas. Tal poderia ser evitado, já que só se pode fazer queimas e queimadas mediante a autorização das Câmaras Municipais de cada concelho ou Juntas de Freguesia e devem ser realizadas com a presença de um técnico especializado. Para prevenir os incêndios, não se deve fazer queimas e queimadas durante o período crítico que é de 1 de julho a 30 de setembro.

A prevenção é um dever de todos nós, por isso é essencial que a comunidade destas freguesias de risco se envolva na proteção das florestas e na sensibilização para os perigos do fogo, de forma a garantir um futuro mais seguro e sustentável para as freguesias rurais de Santo Tirso.

Margarida Machado
Escola Básica de S. Tomé de Negrelos

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background