A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, de 5 a 7 de maio, a quarta edição da Mostra da Educação e Formação com as ofertas concelhias para os alunos do 9º e 12º anos. É uma das principais ferramentas para dar a conhecer as diferentes ofertas educativas e formativas do concelho e, devido à pandemia da COVID-19 assume, este ano, um formato exclusivamente online. A quarta edição da Mostra da Educação e Formação arranca amanhã e deverá contar com a participação de mais de 1800 alunos do 9º e 12º anos de escolaridade de todas as escolas do concelho.
Um dos pontos altos do primeiro dia da mostra será o fórum de discussão que coloca em cima da mesa a “passagem pelo secundário e a trilogia de um projeto de vida”. Marcado para amanhã, às 18h00 o fórum junta o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e Lino Ferreira, em representação da Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto, num debate moderado por Regina Almeida.
Destinado a pais e encarregados de educação, mas aberto a toda a comunidade, a participação é gratuita e a inscrição pode ser feita em https://forms.gle/zXSd9EczA7xzsUCg9 . A sessão será ainda transmitida em direto no facebook do Município, www.facebook.com/CMSantoTirso , e no canal de youtube https://www.youtube.com/MunicipioSantoTirso .
Ao longo de três dias, para além de conhecerem as diferentes modalidades de educação e formação do ensino secundário e dos cursos superiores do ISEP e da ESMAD, a funcionar em Santo Tirso, os jovens terão oportunidade de interagir com as diferentes escolas em salas criadas em plataformas digitais.
Este é um dos momentos mais esperados para os alunos que terminam o Ensino Básico e Secundário, por funcionar como uma montra com todas as ofertas educativas e formativas de futuro. Em 2021, a mostra decorre pela primeira vez em formato virtual e inclui testemunhos de estudantes, fóruns de discussão e webinares.
A encerrar, no dia sete, o foco será a “educação ao longo da vida”, num fórum de discussão marcado para as 18h00, moderado por Olívia Silva, que irá juntar a diretora do Centro de Emprego de Santo Tirso, Isabel Cruz, o porta-voz dos Centros Qualifica de Santo Tirso, Vítor Moreira, e a porta-voz das Universidades Seniores de Santo Tirso, Goreti Machado.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL