PSD de Santo Tirso apresentou as suas propostas para o orçamento municipal de 2022
Principal / Notícias / PSD de Santo Tirso apresentou as suas propostas para o orçamento municipal de 2022

PSD de Santo Tirso apresentou as suas propostas para o orçamento municipal de 2022

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Partido Social Democrata de Santo Tirso, representado por Quitéria Roriz, vereadora na Câmara Municipal, esteve ontem reunido com Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso para apresentar as propostas do partido para o Orçamento Municipal de 2022.

O partido propôs assim medidas que considera que “terão uma execução e previsão orçamental que se estende além do ano de 2022. Mas, estamos certos também de que se trata de propostas estratégicas para o desenvolvimento e crescimento sustentável do nosso concelho.”

As medidas propostas pelos Sociais Democratas são:

  • Concluir, sem qualquer falha, dentro dos próximos 4 anos, o abastecimento de água e saneamento a todos os domicílios, será um dever indeclinável do Município, que deverá tomar as medidas planificadoras, orçamentais e/ou contratuais pertinentes, no imediato.
  • Forte investimento na criação de infraestruturas físicas, funcionais e pessoalmente bem apetrechadas, de apoio à infância, à adolescência e à terceira idade. Esses apoios contribuirão para a valorização profissional dos residentes, em idade ativa. Bem mais eficaz que os chamados “abonos de família”, serão as creches e os centros de apoio ao estudo e às práticas desportivas e culturais, que contribuam para a formação de cidadãos livres e solidários e, certamente, profissionais qualificados.
  • A criação de centros de dia, para idosos desse escalão etário que, pelos mais diversos motivos, não possam residir com as suas famílias. No desenvolvimento de tais infraestruturas é incontornável o papel do Município, enquanto na sua gestão poderá ser pertinente o papel das juntas de freguesia, desde logo por razões de proximidade.
  • Desenvolvimento de políticas subsidiárias de dinamização do mercado de habitação, com as pertinentes dotações orçamentais. Uma estratégia de fixação e rejuvenescimento da população terá a habitação no centro das intenções projetadas. No nossa opinião, Santo Tirso não tem propriamente um mercado de habitação a preços que não ultrapassem ¼ do rendimento disponível de um casal, cujo rendimento global seja idêntico à soma de 2 salários médios nacionais, quer na aquisição de habitação própria, quer no recurso ao arrendamento.
  • Criar um programa “Valorizar + os tempos livres” em articulação com as Juntas de Freguesia, as associações de pais e os agrupamentos de escolas, com o intuito de estimular e apoiar a realização de atividades de enriquecimento curricular e de ocupação de tempos livres. Estas deverão incidir sobretudo nas interrupções letivas, com o propósito de lhes permitir a fruição das valências municipais, mas também focadas no reforço do conhecimento das crianças e jovens acerca da comunidade onde estão inseridos, promovendo uma cidadania mais participativa e responsável.
  • Manter o apoio aos jovens no acesso ao ensino pós-secundário, com a atribuição de bolsas de estudo àqueles que necessitem desse apoio para a conclusão dos seus percursos formativos. Aqui incluímos também os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).
  • Renovar todo o equipamento informático com mais de 3 anos existentes nos agrupamentos de escolas.
  • Promover o surgimento de respostas no ensino pós-secundário consentâneas com a vocação dos nossos munícipes e as necessidades do nosso pujante tecido empresarial.
  • Criar uma rede de salas de espetáculo, começando pela reabilitação dos Cineteatros de Santo Tirso e de Vila das Aves.
  • Organizar uma Plataforma Cultural on-line para divulgação e promoção do trabalho artístico dos Tirsenses.
  • Construir um Centro de Alto Rendimento, com uma equipa multidisciplinar.
  • Apostar decisivamente no financiamento do desporto de formação.
  • Organizar um campo de férias desportivas durante as férias de verão.
  • Construir e beneficiar mais e melhores infraestruturas dedicadas às práticas desportivas.
  • Planificar um “Roteiro Turístico Religioso”.
  • Promover e divulgar o Património Histórico.
  • Reformular as zonas industriais, criando parques industriais de 5ª Geração (Restruturar os existentes, melhorando os acessos e serviços, bem como criando ligações de comunicação entre eles).
  • Promover os percursos pedestres, investindo na limpeza, sinalização e dinamização dos espaços verdes do concelho.
  • Construir um novo Centro Interpretativo Ambiental Interativo.


Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background