PSD de Santo Tirso acusa Câmara Municipal de comemorar "uma vitória sobre si própria" ao anunciar manutenção da tarifa da água
Principal / Notícias / PSD de Santo Tirso acusa Câmara Municipal de comemorar “uma vitória sobre si própria” ao anunciar manutenção da tarifa da água

PSD de Santo Tirso acusa Câmara Municipal de comemorar “uma vitória sobre si própria” ao anunciar manutenção da tarifa da água

Imagem: Diário de Santo Tirso

O Partido Social Democrata de Santo Tirso acusa a Câmara Municipal de comemorar uma vitória sobre si própria ao anunciar a manutenção da tarifa da água.

Em causa está o recente anúncio da autarquia: “Os municípios que integram a parceria com a empresa Águas do Norte recusaram votar o aumento das tarifas da água e do saneamento para 2023, pelo que estas mantêm-se sem alterações pelo terceiro ano consecutivo”

Para o principal partido da oposição trata-se de uma “desfaçatez”. Através de um comunicado enviado às redações os sociais democratas tornam pública a sua posição.

Câmara comemora uma vitória sobre si própria e anuncia manutenção da tarifa da água

É do conhecimento público que a tarifa de abastecimento da água, saneamento e resíduos sólidos no concelho de Santo Tirso continua a ser a segunda mais cara do país, logo atrás da Trofa. Num estudo recente, a Deco Proteste confirma que as faturas cobradas aos cidadãos nos 308 municípios portugueses têm diferenças que chegam a superar os 400 euros por ano.

A desfaçatez com que o Município de Santo Tirso acaba de publicar, pomposamente, no boletim municipal, a “notícia” de que os preços da água e do saneamento não irão sofrer alterações em 2023 obriga a que qualquer pessoa de bom senso questione a razão pela qual a Câmara comemora uma vitória sobre si própria!

É que, entre os concelhos acionistas, o nosso município é aquele que detém maior capital acionista na empresa Águas do Norte (sim, a empresa responsável pelas intervenções em curso na EN 105 e nas ruas das freguesias espalhadas por todo o concelho de Santo Tirso….), sendo, por isso, um dos maiores responsáveis pelo valor da atual tarifa.

Basta consultar o site da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos para se perceber que o valor castiga os bolsos dos munícipes e que a edilidade é uma das principais responsáveis por este “assalto” há anos!

Na justificação que dá no boletim pago por todos nós, o presidente da Câmara Municipal diz estar preocupado com o aumento da inflação e dos custos da energia, tentando jogar com a eventual falta de memória coletiva e subestimando a inteligência dos residentes locais.

Os munícipes não esquecem que Alberto Costa se insurgiu contra as tarifas da Indaqua, num espetáculo promovido para os holofotes, e que, logo após a eleição, deu o dito por não dito.

Refira-se que Lajes das Flores (9,63 euros/ano), Santa Cruz das Flores (14 euros/ano), Corvo (26,4 euros/ano), São Vicente (69,5 euros/ano) e Porto Moniz (72,6 euros/ano) são os concelhos com as tarifas mais baixas.

Por isso mesmo, o PSD de Santo Tirso vai prosseguir nesta luta pela redução efetiva da tarifa de abastecimento da água, saneamento e resíduos sólidos no concelho.

Na Câmara, o PSD de Santo Tirso irá rever esta e todas as concessões assinadas pelos executivos anteriores.

O PSD continuará a lutar por um município para todos!

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background