O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, esteve, esta segunda-feira, na EB 1 da Ermida a assinalar o Dia Mundial da Alimentação. Durante a iniciativa, que incluiu um showcooking, o autarca anunciou o arranque de um programa para monitorizar o desperdício alimentar nos refeitórios escolares.
“Depois de sermos pioneiros na promoção da alimentação saudável, com a criação do programa ‘Crescer para Cima’, que inclui ações de showcooking, exercício físico e sessões de sensibilização, avançamos com uma medida que pretende combater o desperdício alimentar nas cantinas”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
O programa “Desperdício Zero” vai monitorizar o desperdício alimentar, pesando, uma semana por mês, os restos de comida nas cantinas do segundo ciclo e ensino secundário. A medida abrange todos os agrupamentos escolares, nomeadamente os refeitórios da Escola Secundária D. Afonso Henriques, Escola Básica Ave, Escola Básica de Agrela e Vale do Leça, Escola Básica e Secundária D. Dinis, Escola Secundária Tomáz Pelayo, Escola Básica de Santo Tirso e Escola Básica de São Martinho. No final do ano letivo será conhecida a escola com melhor desempenho.
Paralelamente, serão tomadas outras medidas que pretendem ir ao encontro da sustentabilidade, como a eliminação das saquetas dos talheres, substituídas por novas soluções de segurança e higiene alimentar como a colocação de acrílicos nos suportes do faqueiro.
“Só com esta medida estimamos poupar, anualmente, duas toneladas de papel”, referiu o autarca após o showcooking sustentável realizado pelo professor Luís Coelho, da Escola Profissional Agrícola Conde São Bento.
No mesmo sentido, de forma a incentivar formas de acondicionamento do lanche não descartáveis, todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo receberam, neste Dia Mundial da Alimentação Saudável, um saco de pano do “Esticadinho”, a mascote do programa “Crescer para Cima”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL