Decorre hoje e amanhã, na Fábrica de Santo Thyrso, a Mostra da Educação e Formação. Entre os vários ilustres convidados estava António Leite, Secretário de Estado da Educação, além de Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Aproveitando o momento e a forte adesão de várias comunidades escolares do concelho, alguns professores de Santo Tirso organizaram-se à entrada do local onde decorre a Mostra para manifestar o seu descontentamento. No cartaz que era visível a todos os que entravam no evento podia ler-se a palavra “Respeito” e ainda o apelo dos professores: “Em defesa do direito à greve da escola pública”.
No entanto, o Secretário de Estado e o Presidente da Câmara acabaram por não marcar presença no evento. Em substituição esteve a Vereadora na Câmara Municipal de Santo Tirso, Sílvia Tavares.
Em causa estão as reivindicações pelas quais os professores têm lutado nos últimos meses e pelas quais têm efetuado as greves outras manifestações. Os professores reivindicam a vinculação tardia, melhores condições de trabalho e salariais, a revisão do modelo de contratação, a criação de um regime especial de aposentação e, sobretudo, a recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado.
A luta dos professores promete continuar em todo o país e também em Santo Tirso.
Pode ver ou rever o programa especial que o Diário de Santo Tirso produziu sobre a crise na educação.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL