Preços dos combustíveis mantêm-se inalterados, ontem centenas de pessoas protestaram no Porto, em Lisboa e em Faro
Principal / País / Preços dos combustíveis mantêm-se inalterados, ontem centenas de pessoas protestaram no Porto, em Lisboa e em Faro

Preços dos combustíveis mantêm-se inalterados, ontem centenas de pessoas protestaram no Porto, em Lisboa e em Faro

Imagem: Fernando Veludo / Lusa

Os preços dos combustíveis em Portugal subiram 30% em apenas um ano, mas hoje mantêm-se inalterados.

O preço da gasolina simples 95 é hoje de 1,6671 euros por litro depois de já ter subido 25 cêntimos, apenas em 2021, em termos absolutos ou 18%, em termos percentuais. O preço médio do gasóleo é hoje de 1,4542 euros por litro.

Os impostos sobre os combustíveis representam 60% do valor e isso explica em grande parte o preço que os consumidores têm de pagar.

Ontem, o Porto, Lisboa e Faro foram palco de protestos. “Não há gota para esta palhaçada”, Foi este lema que a Avenida dos Aliados, no Porto, foi ontem inundada por manifestantes que protestaram contra os “preços abusivos” dos combustíveis. Num protesto bastante ruidoso, com as motas a abrir caminho pelas ruas que circundam a Câmara do Porto, vários manifestantes ergueram cartazes contra os atuais preços dos combustíveis no país, defendendo uma descida drástica, desde logo na “absurda” carga fiscal. Simultaneamente, o mesmo protesto decorreu em Lisboa e em Faro.

Os organizadores destes protestos em três pontos do país argumentaram já que, “num ano especialmente difícil para as famílias portuguesas, os preços dispararam para o valor mais elevado dos últimos 10 anos”. De realçar que Portugal está “no top 5 dos países com os combustíveis mais caros, sendo que 60% do valor que pagamos por cada litro deve-se à absurda carga fiscal portuguesa”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background