Os moradores do Largo Delfina Fernandes, em Rebordões, estão a reivindicar o saneamento básico neste Largo.
“Não basta pintar a rua de asfalto”, escreveram moradores de Rebordões nas redes sociais do Rancho Folclórico Santiago de Rebordões.
O saneamento básico tinha sido uma promessa do ex-presidente da Câmara Municipal Joaquim Couto, em 2013, aquando do seu regresso à política em Santo Tirso: “Tudo farei para que os munícipes de Santo Tirso vejam, finalmente, alargada a rede de esgotos, para uma cobertura superior a 90 por cento”. Joaquim Couto disse na altura que se tratava de “um projeto concretizável e será uma realidade a curto/médio prazo”.
Em 2018, cinco anos depois de Joaquim Couto ter tomado posse como Presidente da Câmara, o executivo anunciava um investimento de 5 milhões de euros na rede de saneamento público. A Câmara de Santo Tirso previa na altura que a rede de saneamento abrangeria 80% do concelho em 2018: “Com esta empreitada, até ao final de 2018, sob o ponto de vista de drenagem de esgotos domiciliários e o seu tratamento ficamos numa situação ao nível da União Europeia”.
Paralelamente à rede de saneamento existente em muitas ruas do concelho, verifica-se também um problema de falta de ligação das habitações para a rede. Por impossibilidade técnicas ou dificuldades de construção, muitas casas acabam por não ter saneamento efetivo por não ser possível fazer a ligação das suas habitações para a rede de saneamento pública.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL