Um pequeno mas acolhedor parque. Atravessado pelo rio Sanguinhedo, os caminhos serpeiam o mesmo nas duas margens fazendo um excelente circuito para caminhadas, corridas ou passeios de bicicleta. Possui ainda uma pista para skates e um parque infantil. Falamos naturalmente do Parque Urbano de Geão, em Santo Tirso.
O problema que o Diário de Santo Tirso constatou nas últimas semanas prende-se com o facto do parque infantil ser usado com frequência por jovens. A denúncia partiu de um munícipe nas redes sociais. Carlos Oliveira lamentou “que o parque infantil e as casas de banho aí instaladas, sejam permanentemente objeto de desvarios e condutas inapropriadas por jovens já ‘graúdos’ que interpelados à correção dos seus comportamentos (por educação aqui não mais qualifico), respondem ‘grosseiramente’ e permanecem a estragar o que deve ser preservado”.
O nosso jornal deslocou-se ao Parque Urbano de Geão várias vezes durante as últimas semanas e confirmou o que Carlos Oliveira denunciou. O parque infantil é usado por adolescentes.
“Quem de direito tome em atenção este alerta e por favor identifiquem bem os equipamentos pelas idades a que estão destinados para além, naturalmente, de uma maior vigilância no local, sobretudo as crianças agradecem, desabafa Carlos Oliveira. “O baloiço, as cordas e as casas de banho estão normalmente invadidas por jovens ‘graúdos’ bem mal educados quando lhes chamam a atenção que estão a estragar aqueles equipamentos. São vários e ao mesmo tempo. As casas de banho fechadas com vários ao mesmo tempo fazendo no seu interior o que lhes apraz. Já me incomodei duas vezes a chamar a atenção desses ‘graúdos’. Devemos preservar o que tanto custa a fazer. E aquele parque penso que deverá ser melhor guardado destas cenas”, termina.
O Parque Urbano de Geão é um local aprazível e muito bem concebido, contudo o parque infantil é frequentemente usado por “graúdos” e se chamados à atenção respondem de forma grosseira.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL