A partir do próximo ano letivo, o Município vai contar com dois novos cursos técnicos superiores profissionais (Ctesp): Motion Design e Efeitos Visuais; Design e Tecnologias para Aplicações Móveis. A oferta surge de uma parceria com a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) formalizada esta terça-feira, 18 de maio.
“Enche-nos de satisfação poder contar com a qualidade da oferta formativa da ESMAD em Santo Tirso”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, salientando que “vem ao encontro de uma estratégia para a Educação que passa por apostar na formação profissional e na área tecnológica”.
“Sabemos que a tecnologia é o futuro e, por isso, tem sido um dos nossos principais enfoques, logo desde o primeiro ciclo, onde começámos com aulas de robótica, até ao ensino superior onde temos investido nos cursos técnicos profissionais”, acrescentou o autarca.
Motion Design e Efeitos Visuais, e Design e Tecnologias para Aplicações Móveis, da ESMAD, são os cursos que vão aumentar a oferta formativa superior no concelho que conta, atualmente, com três Ctesp do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Olívia Marques da Silva, presidente da ESMAD, adiantou que, no âmbito das duas turmas, “a expectativa é poder arrancar já com 30 alunos a partir de outubro”.
Destacando que, para o ensino superior politécnico, é fundamental a ligação às empresas, Olívia Marques da Siva acredita que poderá haver, a médio prazo, possibilidade de expandir a oferta: “Poderão surgir outras oportunidades em áreas que a própria zona de Santo Tirso necessite e que nós possamos oferecer”.
Os Ctesp são uma formação de dois anos letivos que confere diploma de ensino superior, apostando numa componente muito ligada ao mundo real de trabalho, dado que no último semestre, o aluno é colocado em estágio numa empresa ou organização.
A oferta formativa da ESMAD vai funcionar nas instalações da Fábrica de Santo Thyrso, as candidaturas serão feitas através do portal do Politécnico do Porto www.ipp.pt.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL