Ana Isabel Silva visitou ontem a Associação de Santo Tirso de Futsal (AST) e no final prestou declarações aos jornalistas.
Visita a associações: “Neste momento estamos a construir o nosso programa que será apresentado em setembro e portanto achamos essencial ouvir todas as associações do concelho nomeadamente as associações desportivas”.
Critérios de apoio às associações: “Em relação ao desporto há aqui duas coisas que são essenciais. A primeira é que a câmara deve e tem apoiado o desporto de formação, isso é essencial mas não têm sido claros os critérios que usa para esse apoio e portanto o edital que usa para que estes clubes se possam candidatar não é claro nos critérios que aplica por isso nós achamos que estes critérios devem ser muito claros nomeadamente no número de miúdos que estão na formação e estes critérios têm que ser feitos porque depois é atribuído dinheiro a diferentes clubes e ninguém percebe porquê e depois temos clubes como a AST, como como outros que fazem um trabalho tão importante a nível de formação e são tão importantes para o concelho e conseguem dinamizar o concelho lá fora e trazer equipas também para cá e que depois não recebem qualquer apoio da câmara e por isso isso é um ponto essencial, nós já reunimos com outras associações desportivas e tem sido sempre essa a queixa fundamental”.
Promoção do desporto: “E depois outra coisa essencial no desporto é a sua promoção. Nós percebemos com esta pandemia agora quando os atletas voltaram e todas as todas as pessoas que faziam exercício ou que começaram a fazer exercício na pandemia que ele é essencial para uma vida plena tanto a nível físico como a nível mental e portanto a câmara municipal tem que fazer essa promoção do desporto para que haja um desporto eficaz de formação mas também que qualquer pessoa com qualquer idade consiga consiga praticar desporto. Muitas vezes ficamos muito contentes de ter o concelho amigo do desporto mas a verdade é que não vemos essa promoção acontecer e para isso uma das propostas que o Bloco de Esquerda irá fazer é a criação de um Gabinete de Apoio ao Desporto que irá por um lado fazer todas essas atividades de planeamento e de apoio à prática desportiva e por outro lado também apoiar estas associações naquilo que são as atribuições de patrocínios naquilo que é a candidatura a fundos tanto da câmara como externos e este gabinete terá uma importância fundamental nas associações e na vida de todos os Tirsenses”.
Bandeiras do Bloco de Esquerda: “O desporto parece-nos fundamental tanto pela sua importância mas também porque mais nenhum partido o tenha assumido como bandeira e infelizmente durante muito tempo nunca discutimos o desporto e a prática desportiva. Temos obviamente outras prioridades, a habitação é essencial neste momento a minha geração e as famílias não conseguem ter habitação em Santo Tirso isto porque para comprar é muito caro e porque para arrendar simplesmente não existe. E depois há algo que até podemos ligar a prática desportiva que é se não tem havido planeamento naquilo que é a promoção desportiva também não tem havido planeamento naquilo que é a promoção cultural e por isso queremos trazer a cultura à nossa cidade porque se queremos que as pessoas venham para cá viver com habitação acessível temos de também garantir que conseguem cá fazer toda a sua vida e essa cultura que deve existir em Santo Tirso é essencial e por isso também vamos reunir com associações culturais e trabalhar lado a lado com elas durante a campanha para conseguir para que consigamos alertar para este grande problema”.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL