Palheta Bendita regressa a 9 de junho
Principal / Cultura / Palheta Bendita regressa a 9 de junho

Palheta Bendita regressa a 9 de junho

Imagem: Diário de Santo Tirso

De 9 a 11 de junho, o Parque de Geão, em Santo Tirso, recebe uma feira de construtores de instrumentos musicais, palestras, oficinas, circo e ainda concertos dos luso-brasileiros Orquestra Bamba Social, dos portugueses Galandum Galundaina, do iraniano Saeid Shanbehzadeh e dos galegos Muiñeiros do Sarela.

O Palheta Bendita é um festival que valoriza músicos e construtores, bem como o património material e imaterial que lhes está associado. Desde a sua criação em 2005, que o festival tem vindo a crescer, tornando-se uma referência no âmbito do circuito de mostras de construtores de instrumentos musicais populares em Portugal e na Galiza. Nas palavras da organização, “o objetivo é dar continuidade a ações de salvaguarda do património musical português e aumentar o grau de partilha com músicos populares de outros países”. A organização destaca ainda a singularidade das oficinas previstas na programação pelo “facto de permitir ao público a experimentação de instrumentos musicais fora do comum, como a nickelharpa ou a sanfona”.

A feira de construtores de instrumentos é inevitavelmente um dos maiores atrativos do festival, mas no programa destacam-se ainda concertos com artistas incontornáveis no panorama da música folk contemporânea. Desde a Orquestra Bamba Social, a trazer as sonoridades brasileiras e o calor das rodas de samba, aos Galandum Galundaina, quarteto que explora o cancioneiro mirandês e que ainda durante este mês de Maio lançam novo single intitulado “Júlia”. Projetos como Pedro Viana & João Martins que unem a sanfona à viola braguesa e CRUA, um sexteto de vozes femininas, que através dos seus adufes e percursões têm a festa garantida. Diretamente do Irão chega-nos, ainda, Saeid Shanbehzadeh com o melhor da gaita-de-foles persa, e da Galiza chegam os Muiñeiros do Sarela com as aconchegantes cantigas de taberna. A programação fica completa com a performance circense “Circoreto” da Companhia Nuvem Voadora e o DJ Set de músicas do mundo Urbano Ferreira a convidar à dança na primeira noite.

O Festival Palheta Bendita é co-organizado pela Associação Cultural Tirsense e pela Câmara Municipal de Santo Tirso, e tem como objetivo valorizar a diversidade das práticas musicais e dos instrumentos musicais populares de Portugal e do mundo. A entrada é livre, sendo apenas necessária inscrição para as oficinas de instrumentos através do email oficinas.palhetabendita@gmail.com. A programação diária e respetivos horários serão divulgados no site oficial do festival brevemente.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background