Padre Manuel Gonçalves homenageado no dia do 100º aniversário
Principal / Notícias / Padre Manuel Gonçalves homenageado no dia do 100º aniversário

Padre Manuel Gonçalves homenageado no dia do 100º aniversário

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, e o Bispo da Diocese do Porto, D. Manuel Linda, marcaram presença na cerimónia de homenagem ao Padre Manuel Gonçalves, promovida pela Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova.

A iniciativa serviu para assinalar os 100 anos de nascimento do Padre Manuel Gonçalves, falecido em 2000, e recordar a sua dedicação àquela instituição e à causa social.

Alberto Costa sublinhou que “o Padre Manuel era uma pessoa universalmente aceite e muito querida”, acrescentando que “nada nem ninguém lhe eram indiferentes”.

O autarca falava após a inauguração de um busto do padre, no jardim da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, fazendo questão de deixar uma “palavra especial à família” do homenageado e realçando a presença, na cerimónia, de duas das suas irmãs.

Alberto Costa recordou, ainda, o papel desempenhado pelo Padre Manuel Gonçalves na origem da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova. “Esta associação muito lhe deve, sobretudo no espírito que a fez nascer e na vitalidade que ainda possui nos dias de hoje, sendo amplamente reconhecida pela sua solidariedade, humanidade e confiança”, sublinhou.

Já o Bispo do Porto realçou que “esta homenagem representa muito do papel da Igreja na sociedade” e lembrou o facto de o Padre Manuel Gonçalves ter sido seu “diretor espiritual” nos tempos de seminário.

O presidente da Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova, Armindo Silva, recordou o Padre Manuel Gonçalves como “um homem simples e sempre disponível para as causas sociais e de cidadania”, que teve, na instituição, um papel de “apaziguador e moderador em diversas ocasiões”.

“Esta homenagem pretende também que os mais jovens conheçam os que se entregaram a esta associação e é extensível a toda a comunidade de Monte Córdova”, concluiu.

A homenagem prosseguiu, depois, com a realização de uma Eucaristia na Igreja de Monte Córdova, celebrada pelo Bispo do Porto.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background