A Câmara Municipal de Santo Tirso apresentou, esta terça-feira, o projeto Orienta-te, uma iniciativa pioneira, complementar à orientação vocacional realizada nas escolas, que irá permitir aos alunos do 9º ano uma breve experiência em contexto real de trabalho.
Ajudar a clarificar as dúvidas dos jovens, contribuindo para uma tomada de decisão sólida em relação ao percurso académico a seguir, é o grande objetivo do projeto impulsionado pelo Município de Santo Tirso como complemento à orientação vocacional levada a cabo nas escolas.
Cada aluno poderá, assim, designar até três profissões que gostaria de acompanhar de perto. O horário será, depois articulado entre a Escola e os parceiros, de modo a que os alunos possam observar, executar (quando possível) e esclarecer todas as dúvidas acerca das profissões.
A apresentação do Orienta-te incluiu, ainda, uma mesa redonda com intervenções de Luísa Orvalho, docente na Universidade Católica Portuguesa, Maria do Céu Taveira, professora associada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Sofia Ramalho, vice-presidente da ordem dos Psicólogos, e Carlos Resende, docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL