Estão encontrados os 11 finalistas da edição 2013 do Orçamento Participativo Jovem de Santo Tirso. As votações decorrem na plataforma até dia 3 de junho.
Há 11 propostas a votação no Orçamento Participativo Jovem 2023. Os projetos finalistas foram apresentados, esta segunda-feira, na Fábrica de Santo Thyrso, numa cerimónia que contou com a participação da vereadora da Juventude, Sara Moreira. No total, participam nesta edição 55 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos.
Tendo como denominador comum a temática desportiva, há propostas para a requalificação do skatepark da Reguenga, criação de um parque aquático no Amieiro Galego, cobertura do campo de jogos da Escola de Santa Luzia, e ainda para a requalificação do polidesportivo da Palmeira, adaptando-o à prática de padel.
Já na área da inclusão há três projetos a concurso, para um espaço inclusivo com um jardim sensorial, para a criação de uma sala snoezelen, e ainda de um “Eco-Fit”, parque com ginásio funcional adaptado a pessoas com necessidades especiais.
Estão, ainda, em votação um “Parque Comércio & Cultura”, a proposta de equipar o pavilhão multiusos da escola D. Afonso Henriques com um projetor e outro material multimédia, a criação de uma plataforma de combate à violência doméstica e violência no namoro “Be The Change”, e de um espaço de “coworking”.
As 11 propostas finalistas estão disponíveis para votação, exclusivamente, na plataforma www.opjst.cm-stirso até às 12h00 do dia 3 de junho. Cada jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente ou estudante no concelho, poderá votar uma única vez, tendo de, obrigatoriamente, escolher duas propostas diferentes.
Lançado em 2014, o OPJ é uma iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Santo Tirso que tem como objetivo a recolha de opiniões e contributos da população jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas municipais às suas necessidades e expectativas.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL