Estão abertas as votações da edição 2020 do Orçamento Participativo Jovem que decorrem entre 28 de janeiro e 11 de fevereiro. São doze os projetos finalistas.
Numa edição que contou com a participação de 44 jovens, 25 finalistas, com idades compreendidas entre os 16 e os 27 anos, vão concorrer pelos votos dos seus pares.
“Num ano atípico como foi 2020, marcado pela pandemia, foi, sem dúvida, um desafio acrescido mobilizar os jovens para a participação neste projeto que ao longo do tempo tem dado importantes equipamentos ao concelho”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
A nível de áreas temáticas, “Espaço Público, Espaços Verdes, Pequenos Equipamentos e Mobiliário Urbano” é aquela que reúne maior número de propostas. A criação de um espaço de coworking, a construção de um parque infantil adaptado, uma “árvore tecnológica solar” estrutura que facilita o acesso à internet e permite carregamentos de energia através de USB, a requalificação de um parque de lazer e a criação de um parque aquático são os projetos que integram esta categoria.
Já na área da “Proteção Ambiental e Energia” vão a concurso propostas para colocação de painéis fotovoltaicos nas escolas, oferta de cinzeiros de bolso e instalação de estruturas de recolha de beatas e chicletes.
No que diz respeito à “Proteção Animal”, há dois projetos que envolvem a construção de parques caninos e ainda outro para a colocação de um contentor para recolha de alimentação animal.
Já no âmbito desportivo vai a concurso a construção de um campo de minigolfe.
As 12 propostas finalistas estarão disponíveis para votação, exclusivamente, na plataforma www.opjst.cm-stirso.pt, entre 28 de janeiro e as 12h00 do dia 11 de fevereiro. Cada jovem, entre os 12 e os 30 anos, residente, recenseado ou estudante no concelho, poderá votar uma única vez, tendo de, obrigatoriamente, escolher duas propostas diferentes.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL