Orçamento do Estado foi chumbado, eleições legislativas à vista
Principal / País / Orçamento do Estado foi chumbado, eleições legislativas à vista

Orçamento do Estado foi chumbado, eleições legislativas à vista

Imagem: DR

O Parlamento votou esta quarta-feira, na generalidade, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 elaborada pelo Partido Socialista (PS).

Apenas o PS e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues votaram favoravelmente ao orçamento.

O PAN e as deputadas não inscritas, Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, abstiveram-se.

Os restantes partidos, PSD, PCP, Bloco de Esquerda, CHEGA, PEV, CDS-PP e Iniciativa Liberal chumbaram o orçamento.

O que se segue agora?

  • O presidente da República tinha já dito no dia 13 que sem a aprovação deste Orçamento do Estado, dissolveria a Assembleia da República, precipitando, assim, eleições antecipadas.
  • O primeiro-ministro, por seu lado, disse que, mesmo com o chumbo, o governo não se demitiria.
  • Assim, se Marcelo Rebelo de Sousa concretizar a dissolução do parlamento, António Costa deverá manter-se à frente de um governo, até às eleições — que provavelmente já só devem acontecer no início do próximo ano.
  • É a primeira vez que um Orçamento do Estado cai e arrasta o parlamento consigo.
  • As eleições devem ser antecipadas em cerca de dois anos, face ao final previsto da atual legislatura, a segunda com o PS de António Costa à frente do governo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background