Orçamento de Estado aumenta apoios aos media regionais e locais em mais 12,5%
Principal / País / Orçamento de Estado aumenta apoios aos media regionais e locais em mais 12,5%

Orçamento de Estado aumenta apoios aos media regionais e locais em mais 12,5%

Imagem: Diário de Santo Tirso

É uma das maiores novidades no Orçamento de Estado para o próximo ano. A verba para os apoios do estado aos órgãos de comunicação social regional e local foi atualizada neste orçamento, algo que não acontecia desde 2015, o que corresponde mais 12,5%.

Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura, falou no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023 na comissão parlamentar conjunta de Economia e Finanças e de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto. O ministro sublinhou que, relativamente aos incentivos do Estado aos órgãos de comunicação social local e regional, este “é mais um daqueles exemplos que a alteração e o crescimento do orçamento tem mesmo materialização”.

Ao mesmo tempo, “decorre um trabalho de revisão daquilo que é o regime jurídico dos incentivos com um aspeto que eu queria aqui sublinhar: é uma daquelas áreas onde já ocorreu de facto descentralização”, referiu o ministro.

“Este trabalho já é em conjunto com as áreas governativas da cultura e desenvolvimento regional, as CCDR, já estão neste momento envolvidas na gestão destes incentivos”, salientou.

“Diria que esses sinais são todos importantes e significativos e correspondem a mais um exemplo de mudança onde prioridades têm materialização orçamental e, portanto, o crescimento da dotação orçamental permite fazer escolhas”, completou o Pedro Adão e Silva.

Nota da Redação: O Diário de Santo Tirso nunca recebeu até ao momento qualquer verba, apoio ou incentivo público. Os seus responsáveis e colaboradores também nunca fizeram contratos de serviços com entidades públicas a título particular ou como empresa. Apesar do Diário de Santo Tirso ser, há mais de 18 meses, líder de audiências no concelho de Santo Tirso, todas as suas receitas são provenientes de privados.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background