Operação de limpeza pretende devolver Rios Ave e Vizela às populações
Principal / Notícias / Operação de limpeza pretende devolver Rios Ave e Vizela às populações

Operação de limpeza pretende devolver Rios Ave e Vizela às populações

Imagem: Diário de Santo Tirso

Decorreu hoje a apresentação intervenção em curso de valorização do corredor ribeirinho entre o rio Ave e o rio Vizela. Um investimento de aproximadamente 1,2 milhões de euros, que envolve a limpeza das margens e desobstrução de leitos, bem como a plantação de 17 mil árvores autóctones, entre outras medidas destinadas a devolver estes rios às pessoas.

Segundo o Presidente da Câmara de Santo Tirso – que falava numa sessão pública de apresentação da intervenção, realizada junto ao rio Ave – “esta empreitada é a base que permitirá, no futuro, a criação de um novo corredor ecológico entre o recentemente inaugurado Parque do Verdeal – que une as margens de Vila das Aves e São Tomé de Negrelos – e o Parque Urbano Sara Moreira, em Santo Tirso”.

A intervenção em curso nas margens do Ave e do Vizela passa pela contenção de flora exótica e/ou invasora, bem como pela poda de formação, limpeza e remoção de resíduos e, ainda, plantação de espécies autóctones.

Simultaneamente, estão a ser utilizadas técnicas de engenharia natural, valorização do habitat de fauna-alvo, ações integradas de retenção natural de água no solo e áreas envolventes, reabilitação de estruturas degradadas e criação de açudes com passagens para peixes destinadas a repor espécies e a qualidade ecológica.

Está, também, prevista a realização de iniciativas de formação e sensibilização da população, designadamente direcionadas aos proprietários de terrenos localizados nas margens do Ave e do Vizela.

O investimento em curso nas margens dos rios Ave e Vizela conta com financiamento do REACT – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, na sequência de um protocolo assinado entre o Município de Santo Tirso e a Agência Portuguesa do Ambiente.

Esta ligação, que funcionará como um corredor ecológico entre os dois parques, na margem esquerda dos rios Vizela e Ave, terá uma extensão de aproximadamente seis quilómetros.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background