OFICINA visita Centro Português de Fotografia
Principal / Escolas / OFICINA visita Centro Português de Fotografia

OFICINA visita Centro Português de Fotografia

Imagem: OFICINA

Os alunos do 10.º ano da OFICINA – Escola Profissional visitaram o Centro Português de Fotografia, no Porto, no âmbito do estudo da História da Fotografia.

Uma visita em que os alunos da OFICINA puderam conhecer a exposição permanente do CPF (Núcleo Museológico António Pedro Vicente), uma coleção de câmaras e equipamentos fotográficos, de todos os períodos de produção, incluindo as históricas daguerreanas, câmaras de múltiplas objetivas, bem como espécies dos primeiros construtores ingleses, franceses e alemães.

Atualmente, a exposição permanente do CPF reúne mais de 6200 peças, desde 300 câmaras miniatura, de espionagem, primeiros modelos de máquinas de fotografia a cores, photomaton, aparelhos especializados para fins científicos, médicos, industriais, militares e estereofotografia, a coleção inclui cerca de 60 non-cameras, na sua maioria brinquedos e outros objetos representando câmaras fotográficas.

O Núcleo Museológico/Coleção de Câmaras e Equipamentos Fotográficos do CPF ocupa o 3º piso do Edifício da Antiga Cadeia da Relação do Porto, sede do CPF. Os alunos tiveram a oportunidade de visitar, ainda, a cela onde esteve preso o escritor Camilo Castelo Branco.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background