As alunas da OFICINA – Escola Profissional do INA, Inês Costa, Bruna Monteiro, Inês Silva e Margarida Loureiro ganharam o concurso “Escola do Futuro da Microsoft” com o seu projeto inovador e tecnológico que apresentaram para uma escola do futuro.
O concurso que assinala os 30 anos da Microsoft em Portugal, pretendeu desafiar os jovens de todo o país a apresentar ideias que possam promover experiências de aprendizagem criativas e colaborativas no contexto escolar.
O projeto das quatro alunas do curso Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade destacou-se, segundo a Microsoft, pela sua dimensão “digital, inclusiva e sustentável”. Como ideias para trabalhar numa escola futura, as alunas propuseram a adoção de mesas digitais, tablets e smartwatches para ajudar a organizar os horários, as aulas e os processos de aprendizagem. Nas salas de aula, as portas terão sistemas que registram as presenças e os quadros digitais poderão gravar o que é dito pelos professores. A escola do futuro seria também dotada de painéis solares, autocarros elétricos, aulas de defesa e de nutrição.
A aluna Bruna Silva sublinhou a mais-valia desta experiência na escola. “Foi uma experiência incrível, sobretudo uma experiência única, pois permitiu termos uma ideia como seria o futuro dos alunos e visualizar como será o horizonte da tecnologia. Com este trabalho conseguimos adquirir competências que a Microsoft nos ofereceu, ter ideias criativas que nos podem ajudar a nós e ao planeta, à nossa Casa Comum”. Uma ideia partilhada pela aluna Bruna Monteiro. “Ao vencermos este concurso da Microsoft sobre a “Escola do Futuro” sentimo-nos muito felizes e estonteantes, com uma grande mistura de sentimentos, sem acreditar que tínhamos verdadeiramente vencido este prémio. Este é um concurso a nível nacional e, por isso, pensamos que não íamos vencer, mas conseguimos provar a nós mesmas que conseguimos tudo o que quisermos. Para isso, basta esforçamo-nos e acreditar que somos capazes, sem nunca desistir”.
O professor Ricardo Barros, coordenador do curso de Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade e orientador do projeto na escola, destacou a dimensão colaborativa deste projeto. “A escola do futuro e sobretudo a escola do presente, terá que necessariamente perceber as necessidades, as expectativas e os sonhos dos alunos de hoje. Ao incluirmos este projeto nas nossas dinâmicas educativas quisemos sublinhar o papel dos alunos na construção da escola.
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