Decorreu no passado sábado a apresentação pública da candidatura da coligação Valorizar + (PSD/CDS) à Junta de Freguesia de Monte Córdova nas próximas eleições autárquicas. Ao contrário do que era expectável por parte dos responsáveis políticos, a atual presidente de junta e candidata pela mesma coligação em 2017, foi anunciada nas redes sociais do Partido Socialista em abril como sendo a candidata apoiada pelo partido. Uma candidatura independente com apoio partidário… só que não pelo PSD e pelo CDS mas sim pelo PS.
A polémica ficou instalada desde esse altura em Monte Córdova, uma das duas juntas conquistas pela coligação, em 14 possíveis, deixaram de pertencer aos quadros do PSD e do CDS. Alguns dias depois do anúncio socialista, a Presidente do PSD de Santo Tirso, Quitéria Roriz, e o Presidente do CDS, Ricardo Rossi, convocaram uma conferência de imprensa. Quitéria Roriz referiu na altura que “foi uma surpresa quando o PS anunciou na data de 26 de abril o apoio à candidatura de Andreia Correia”. A Presidente do PSD afirmou também que havia, “claramente um gato escondido, com o rabo de fora”, referindo-se à candidatura de Andreia Correia à Junta de Freguesia feita sem o conhecimento da coligação PSD/CDS mas com o apoio do PS, prosseguindo de seguida: “a falta de transparência é muito difícil de combater no concelho de Santo Tirso, a falta de verdade da parte das pessoas porque quando assumimos aquilo que somos e lutamos pelos ideais daquilo que representamos nada há que esconder nem que deixar de forma pouco clara”.
O certo é que, apesar da atual presidente de junta de freguesia de Monte Córdova ser, à data do anúncio do Partido Socialista, militante social democrata, e apesar da indignação nas hostes da coligação, a candidatura independente avançou mesmo e conta com o apoio do PS. Entretanto a presidente da junta e candidata desfiliou-se do PSD e na sua apresentação pública quem marcou presença foram mesmo os candidatos socialistas, Alberto Costa, que inclusive discursou e Nuno Linhares, número dois lista para a Câmara Municipal. Questionada sobre o assunto, Andreia Correia manifestou indiferença relativamente a todo o ruído afirmando que quer continuar a seguir o seu caminho e que a sua decisão teve em conta os interesses dos cordovenses.
Quem parece não ter esquecido a mudança de lado são alguns fregueses de Monte Córdova. A indignação fez-se notar no último sábado através de um cartaz e através de várias frases inflamadas e impropérios por parte de alguns populares.
NOTA DA REDAÇÃO DO DIÁRIO DE SANTO TIRSO
O Diário de Santo Tirso presta toda a solidariedade para com o Jornal O Cordovense perante os ataques que tem sido alvo nos últimos dias manifestando total apoio profissional e pessoal e incentivo de modo a que o seu trabalho continue a ser desenvolvido da melhor forma.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL