A partir do próximo ano letivo, passam a funcionar na Fábrica de Santo Thyrso dois novos cursos técnicos superiores profissionais (Ctesp): Motion Design e Efeitos Visuais; Design e Tecnologias para Aplicações Móveis.
A oferta resulta de uma parceria entre a Câmara e a Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).
O Curso Técnico Superior Profissional de Motion Design e Efeitos Visuais tem a duração de 2 anos e 120 ECTS (European Credit Transfer System). Visa conferir qualificação superior profissional na área concepção e realização de projetos de motion design e de efeitos visuais e sonoros, aplicados a diferentes meios e formatos que cruzam as áreas do audiovisual, da multimédia e do design de comunicação.
O Curso Técnico Superior Profissional em Design e Tecnologias para Aplicações Móveis visa desenvolver competências técnicas no domínio das ciências informáticas, mais concretamente, no design e implementação de aplicações para ambientes móveis.
Quanto vale 1 ECTS?
O sistema de créditos ECTS traduz o tempo de trabalho efetuado pelos estudantes em cada área científica e unidade curricular.
A um ano de formação correspondem 60 ECTS, a um semestre 30 e a um trimestre 20 ECTS.
Assim sendo, estima-se que a 1 crédito europeu correspondem cerca de 25 a 28 horas de trabalho efetuado pelo estudante, repartidas entre as horas de contacto presencial em contexto de aulas e as horas de trabalho autónomo do aluno no âmbito de cada unidade curricular.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL