Para assinalar o dia 13 de maio os Escuteiros de Vila das Aves, em parceria com os Bombeiros Voluntários, percorreram as ruas da vila com a Nossa Senhora de Fátima para comemorar este dia junto dos fiéis, na impossibilidade da realização da tradicional procissão de velas.
Em declarações ao Diário de Santo Tirso um dos responsável pela iniciativa referiu que “todos os anos durante o mês de maio havia o terço na Igreja, como no ano passado devido a pandemia não se realizou nós os escuteiros decidimos pegar na Senhora que tínhamos aqui no campo e percorrer as ruas da vila com a senhora”. O mesmo responsável refere que como esta foi “uma atividade muito interessante, em que as pessoas aderiram, houve respeito e não houve ajuntamentos este ano falamos com o pároco e ele achou por bem repetir a iniciativa”.
Os bombeiros cederam o carro e o motorista, a restante organização ficou a cargo dos escuteiros: “Este ano antes de sair a senhora o grupo que vem cá todos os dias rezar o terço, por volta das 18h30 reza o terço e depois o carro sai para as ruas”, conclui a mesma fonte.
A imagem da Nossa Senhora de Fátima percorreu então as ruas de Vila das Aves na noite do dia 12 e hoje, 13 de maio levando a fé aos habitantes da vila.
No dia 13 de maio de 1917, três crianças, Lúcia dos Santos, Francisco Marto e Jacinta Marto, afirmaram terem visto “…uma senhora mais brilhante do que o Sol” sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, próximo da aldeia de Aljustrel. Desde então o dia da Nossa Senhora de Fátima é celebrado a 13 de maio.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL