O Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) de Santo Tirso e o Centro de Arte Alberto Carneiro são parceiros associados do projeto europeu PortoTeam UpGranT. Em curso na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e financiada pela União Europeia (EU), a iniciativa tem como objetivo expor os alunos à diversidade através de um modelo pedagógico in-situ.
A obra do escultor Alberto Carneiro, representada pelo espólio patente no Centro de Arte Alberto Carneiro e no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, foi identificada pelo projeto europeu “Updating the Grand Tour. Memory and Invention of the European Built Environment” como uma das protagonistas representantes da cultura do Norte de Portugal.
A iniciativa europeia revisita a ideia do Grand Tour como modo privilegiado de aprendizagem flexível que expõe os alunos à diversidade e visa a prática transnacional e multimédia de aprendizagem e partilha. Promovendo um modelo pedagógico in-situ, ou seja, aprendendo a viajar a partir de edifícios reais, os alunos vão poder experimentar as vastas afinidades entre as inúmeras paisagens urbanas da União Europeia.
O MIEC e o CAAC integram a equipa da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em representação desta instituição de ensino superior, juntamente com outras cinco faculdades europeias – o Politecnico di Milano, Alma Mater Studiorum – University of Bologna, Art Academy of Latvia, Aristotle University of Thessaloniki, e a Estonian Art Academy.
O projeto UpGranT inclui a arquitetura contemporânea e traz para primeiro plano as negociações e conflitos que dela fazem parte, integrando diferentes estruturas de aprendizagem e promovendo práticas informais de aprendizagem centradas no aluno, na automotivação, no autodesenvolvimento e na consciência criativa.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL