O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, celebrou com a Efimóveis Imobiliária um acordo de colaboração tendo em vista a construção de dois empreendimentos habitacionais a custos controlados. No total serão criados até 220 fogos na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S.Cristina e S.Miguel) e Burgães e em Vila das Aves.
Esta é uma medida que surge no âmbito da Estratégica Local de Habitação e que pretende ajudar a resolver as carências habitacionais diagnosticadas no concelho.
As Habitações a Custos Controlados são construídas com o apoio financeiro do Estado, que concede benefícios fiscais e financeiros para a sua promoção e destinam-se a habitação própria e permanente dos adquirentes, ou a arrendamento.
“Esta é uma medida que pretende ajudar as famílias na compra de habitação”, refere o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, salientando que “o objetivo é proporcionar a todos condições para adquirirem casa a custos razoáveis, ajustados ao orçamento familiar”.
Em Vila das Aves, serão contruídos um máximo de 70 fogos, estando o início previsto para o segundo semestre deste ano. Já na União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S.Cristina e S.Miguel) e Burgães,em Friães, estão previstos até 150 fogos cujo arranque deverá acontecer no primeiro semestre de 2024.
O valor máximo de venda será estipulado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e obedece à legislação em vigor.
Do lado da Câmara Municipal de Santo Tirso fica a obrigatoriedade de isentar as taxas e compensações urbanísticas dos empreendimentos assim como uma análise célere dos processos de licenciamento.
A Estratégia Local de Habitação de Santo Tirso, aprovada em 2021, tem como objetivo garantir a todos o acesso a uma habitação digna e adequada, contribuir de forma articulada para o desenvolvimento sustentável do concelho e definir a intervenção municipal no domínio da habitação até 2026.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL