Município de Santo Tirso distinguiu 40 personalidades e instituições
Principal / Notícias / Município de Santo Tirso distinguiu 40 personalidades e instituições

Município de Santo Tirso distinguiu 40 personalidades e instituições

Santo Tirso festejou hoje 38 anos de elevação a cidade com a atribuição de Medalhas Municipais de Mérito, numa sessão solene em que foram distinguidos a comissária europeia Elisa Ferreira e o Bispo Auxiliar Emérito do Porto, Dom Pio Alves, entre cerca de quatro dezenas de personalidades, instituições e empresas.

Na sessão solene, integrada no programa das Festas de São Bento, que decorrem até 11 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, destacou o desenvolvimento que o concelho conheceu desde 1985, enumerando, um a um, os deputados signatários do projeto de lei que conduziu a vila à condição de cidade: António Macedo, João Luís Fernandes, Carlos Lage, António Meira, Fontes Orvalho, Juvenal Ribeiro, Beatriz Cal Brandão, Lima Monteiro, Jorge Miranda, Bento da Cruz, Fernando de Jesus e Raúl Brito.

O presidente da Câmara realçou o trabalho realizado desde então, afirmando que “a obra está à vista” e garantido que “vai continuar, conforme o compromisso assumido com a população de Santo Tirso”.

“De acordo com o nosso compromisso, que foi maioritariamente sufragado, e não de acordo com compromissos alheios”, sublinhou Alberto Costa. “Nós respondemos pelos nossos compromissos – e esses estão a ser cumpridos, tanto na freguesia que é sede do Município como nas restantes freguesias do concelho”, acrescentou.

Entre as várias conquistas do Município de Santo Tirso, o autarca destacou “a qualidade de vida, as boas acessibilidades, os bons serviços públicos, um parque verde per capita acima da média metropolitana e um dinamismo económico que se traduz, por exemplo, em 300 milhões de euros de investimento privado atraído nos últimos anos para a Zona Empresarial da Ermida”.

No final da sessão, a comissária europeia Elisa Ferreira – agraciada com a Medalha Municipal de Mérito de Serviço Público – Grau Ouro, confessou sentir-se “muito honrada” com a distinção, destacando o facto de São Bento ser o santo padroeiro da Europa. “Santo Tirso beneficiou do apoio extraordinário que a Europa dá às regiões para as estimular a crescer, sem que fiquem eternamente dependentes de fundos”, afirmou.

“Depois de um período de crise que teve no passado, Santo Tirso e todo o Vale do Ave não tem apenas uma infraestruturação, há também uma infraestruturação humana, económica e social”, acrescentou, sublinhando que “grandes empresas internacionais começam a investir aqui, a utilizar a mão de obra qualificada existente, e isso significa começar a haver empregos de grande qualidade, que é o que se chama desenvolvimento”.

Antiga ministra de dois governos de António Guterres, primeiro com a pasta do Ambiente e, depois, do Planeamento, Elisa Ferreira teve, precisamente, um papel fundamental na execução do sistema de despoluição do rio Ave, com impacto direto na recuperação económica e social do Vale do Ave.

A distinção hoje recebida das mãos de Alberto Costa mereceu de Elisa Ferreira uma manifestação de “grande apreço”, considerando ser “muito interessante que a memória não se perca”.

Já o Bispo Auxiliar Emérito do Porto, Dom Pio Alves, fez questão de agradecer a distinção de que foi alvo – Medalha Municipal de Mérito Social (Grau Ouro) – e realçou estar em representação da Igreja Católica.

“Vivemos, e muito bem, num Estado laico, mas a maioria da população não o é, pelo que este é, também, um reconhecimento de todas aquelas pessoas que se sentem e assumem, com mais ou menos intensidade, como membros da Igreja Católica”, acrescentou.

Dom Pio Alves foi Bispo do Porto durante 12 anos, tendo resignado por motivo de idade. A distinção hoje entregue pelo presidente da Câmara de Santo Tirso visou realçar a dedicação às causas sociais que abraçou, durante os 55 anos de compromisso eclesial, nomeadamente na promoção da solidariedade social.

Na sessão solene de hoje, em que interveio também o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, foram entregues as seguintes distinções:

Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro

Dom Pio Alves, Bispo Auxiliar Emérito do Porto (Social)

Elisa Maria da Costa Guimarães Ferreira (Serviço Público)

Vigararia de Santo Tirso (Social)

Almeida Sousa (Saúde)

Manuel António Leitão (Saúde)

Teodomiro Aparício (Saúde)

Luís Jorge Saraiva (Saúde)

Maria da Conceição Mariani Sampaio Ferreira de Macedo (Cultural)

Maria Teresa Mariani Sampaio Ferreira de Macedo (Cultural)

Manuel Pedreira – título póstumo (Cultural)

INTRAPLÁS – Indústrial Transformadora de Plásticos, S.A. (Empresarial)

VERCOOPE – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes (Empresarial)

Ferreira Duque, Lda. (Empresarial)

Pereira e Ferreira, Lda. (Empresarial)

EMIC – Ferreira Machado, Lda. (Empresarial)

Empresa Industrial de Negrelos, S.A. (Empresarial)

Fábrica de Tecidos de Vilarinho, Lda. (Empresarial)

COVIPOR – Companhia Vidreira do Porto, Lda. (Empresarial)

Colégio de Lourdes (Educativo)

Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata

Associação Bairro Cultural e Desportiva (Desportivo)

Associação Desportiva de Tarrio (Desportivo)

João Adílio Pinheiro Monteiro (Desportivo)

Manuel Gonçalves Gomes (Desportivo)

Chefe Modesto (Social)

Armindo Teixeira Borges (Social)

Fernando Ferreira (Desportivo)

Helena Oliveira (Social)

Vasco Ferreira (Social)

AGM – Sociedade de Recuperação de Plásticos (Empresarial)

LISMÂNIA – Ferragens e Decorações, Lda. (Empresarial)

SANALLY Unipessoal, Lda. (Empresarial)

PANLAR – Indústria da Panificação, Lda. (Empresarial)

MADIL – Acessórios Industriais, Lda. (Empresarial)

Elisabette Eugénia Silva Castro Flores Lopes (Saúde)

Associação dos Amigos do Sanguinhedo (Cultural)

Maria Teresa Dias Martins (Cultural)

Escola Básica da Ponte – projeto Fazer a Ponte 1976 (Educativo)

Associação de Solidariedade Humanitária de Monte Córdova (Social)

CERMA – Serviços Médicos e de Reabilitação, Lda. (Saúde)

Medalha Municipal de Mérito – Grau Bronze

Francisco Machado “Chiquinho” (Desportivo)

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background